Destaques

Dia do Médico: os profissionais pioneiros na Cannabis no Brasil

Nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, se comemora no Brasil o Dia do Médico. A data foi escolhida como homenagem a São Lucas, considerado o santo protetor dos médicos pela Igreja Católica, e que exerceu a profissão, segundo a Bíblia.

Mas nesse Dia do Médico, o portal Cannabis & Saúde presta homenagem a uma parte muito pequena desta categoria, a dos médicos prescritores de Cannabis medicinal, em especial os pioneiros. Você sabia que o Brasil possui mais de 500 mil médicos, segundo o Conselho Federal de Medicina, mas segundo a Anvisa, pouco mais de 2 mil já prescreveram algum medicamento derivado da planta? 

Isso acontece principalmente pela falta de informação sobre a medicina canabinoide, não só nos cursos de Medicina, mas também pela população brasileira em geral.

A partir dos anos 2010, a luta de mães e busca de tratamentos com Cannabis para seus filhos com epilepsia, autismo e outras condições acendeu uma chama para esta que viria a ser classificada mais tarde como “A Medicina do Século 21”.

Médicos como os Drs(as) Ailane Araújo, Ana Hounie, Eduardo Faveret, Pedro Pierro e Ricardo Ferreira foram alguns dos primeiros profissionais a enfrentar um cenário até então de total proibição e, junto daquelas mães, forçaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária a autorizar a importação desses remédios.

O portal Cannabis & Saúde faz essa pequena homenagem a esses médicos, lembrando que muitos outros profissionais de saúde também foram pioneiros nesta área.

Ailane Araújo

Dra. Ailane é referência em medicina canabinoide, sendo uma das primeiras prescritoras de Cannabis Medicinal no Brasil.

Atua com o tratamento de Cannabis associado com outras abordagens como medicina integrativa, principalmente nas áreas de depressão, ansiedade e insônia, além de tratamentos de ozonioterapia, soroterapia, modulação hormonal e terapia neural.

professora de medicina canabinóide, fundadora e Diretora do Centro Brasileiro de Referência em Medicina Canabinóide (CBRMC).na formação de médicos e também à frente de pesquisas clínicas de Cannabis medicinal.

Agende uma consulta com a Dra. Ailane Araújo

Saiba mais sobre a Dra Ailane Araújo: Do desencanto à medicina integrativa

Dra. Ana Hounie

É médica psiquiatra e também uma das pioneiras no uso da Cannabis Medicinal, pela UFPE. Doutora pela Faculdade de Medicina da USP.

É pesquisadora na área de TOC e seu Espectro, prescritora de Cannabis Medicinal desde 2016 e membro da Sociedade Brasileira de Estudos Endocanabinoides (SBEC).

Ainda na faculdade, Dra. Ana Gabriela Hounie presenciou o efeito devastador dos transtornos obsessivo-compulsivos (TOC) e da Síndrome de Tourette na vida de crianças e seus familiares. Foi na UFPE onde ouviu pela primeira vez falar na Cannabis como método terapêutico para essas enfermidades. Imediatamente se interessou e hoje é uma referência.

Saiba mais sobre a Dra Ana Hounie: “Nunca tive preconceito. Se a coisa funciona, funciona”, conta a psiquiatra Ana Hounie, prescritora de Cannabis

Eduardo Faveret

O Dr. Eduardo Faveret é um dos mais importantes defensores da Cannabis medicinal no Brasil e um prescritor líder no país. Em 2013, tornou-se um dos primeiros médicos no Brasil a prescrever o extrato de Cannabis para uma criança, e depois tratou milhares de pacientes com doenças como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, ansiedade, depressão, insônia, síndrome de Tourette, autismo e dor crônica, entre outras.

Tem uma carreira médica e acadêmica altamente distinta, como fundador e ex-diretor médico do Centro de Epilepsia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro. Concluiu a pós-graduação em Neurologia Pediátrica (UFRJ e Fiocruz) e se especializou em Neurofisiologia Clínica e Epileptologia na Universidade de Bona e Centro de Epilepsia Bethel, na Alemanha.

Saiba mais sobre o médico Dr. Eduardo Faveret: “Médico que não prescrever Cannabis ficará para trás”, alerta precursor da Cannabis no Brasil

Pedro Pierro

O Dr. Pedro Pierro é um dos principais estudiosos sobre o tratamento com Cannabis para fins Medicinais, prescritor há mais de 7 anos e participante de congressos e cursos no Brasil e no mundo como educador. Tudo começou quando os pais de uma paciente com epilepsia do Dr. Pierro revelaram ao médico que estavam tratando a menina com Cannabis. No começo, o profissional achou aquilo um absurdo, mas após estudar a planta se tornou até mesmo um influenciador da Cannabis no Brasil. É diretor científico do portal Sechat.

Dr Pierro é neurocirurgião funcional, com especialidade em dor, transtornos de movimentos, epilepsia, cirurgia psiquiatra. Formado pela Universidade Iguaçu do Rio de Janeiro, com especialidade em Neurocirurgia e subespecialidade em funcional e dor. Membro das sociedades brasileiras de Neurocirurgia, Estudo de Dor. Também é coautor do livro Tratado de Dor.

Agende uma consulta com o Dr. Pedro Pierro

Saiba mais sobre o Dr. Pedro Pierro: O neurocirurgião que rejeitava o canabidiol

Ricardo Ferreira

O carioca Ricardo Ferreira passou boa parte da carreira buscando uma forma de aliviar a dor de seus pacientes. Foi de cirurgião de coluna a especialista em dor, quando percebeu que as alternativas terapêuticas tradicionais não funcionavam. Nessa busca, acabou por se tornar uma figura fundamental na história da Cannabis no Brasil, no distante ano de 2012 já pesquisava sobre os efeitos terapêuticos da planta.

Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (Ama+me), com Juliana Paolinelli e Leandro Ramires. Quando um grupo dissidente resolveu criar a Associação Brasileira para Cannabis (ABRACannabis), Ferreira também estava entre eles. Estava desde o começo na Cultive. E também na SBEC, tendo sido seu primeiro diretor-geral. Ainda se aproximou da Abrace, criada por Cassiano Teixeira na Paraíba. Em todas, auxiliou como consultor científico, palestrante e tirando dúvidas.

Agende uma consulta com o Dr. Ricardo Ferreira

Saiba mais sobre o Dr. Ricardo Ferreira: “o médico que encontrou na Cannabis um alívio para seus pacientes”

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

Capoeirista que fraturou a perna em acidente volta a gingar com Cannabis

No Medical Cannabis Summit, ortopedista Dr. Jimmy falou sobre Cannabis na traumatologia, controle de dor…

19 horas agora

Oncologista comenta o uso da Cannabis medicinal no tratamento do câncer

Oncologista especialista em cânceres do sistema gastrointestinal Renata D’Alpino explica como utiliza a prescrição de…

19 horas agora

“Dormimos uma noite inteira pela 1ª vez em 5 anos”, lembra Katiele Fischer

No 4º dia do Medical Cannabis Summit, a primeira mãe autorizada a importar canabidiol no…

4 dias agora

“Estou vendo o renascimento dela”, diz irmã de paciente com epilepsia

Luciana Fernandes sofre com convulsões há 36 anos. Com a Cannabis, sua família acompanha o…

4 dias agora

Deputados aprovam urgência para PL que prevê Cannabis no SUS em SP

Durante votação, Marina Helou emocionou colegas com relato do tratamento da mãe, com câncer, que…

5 dias agora

“A Cannabis pode ser uma porta de saída para o vício”, diz Peter Grinspoon

Com ampla experiência no tratamento e recuperação de usuários de drogas, incluindo a própria, o…

6 dias agora