Mulheres e Cannabis medicinal: 7 nomes no Brasil e no mundo que você precisa conhecer

Mulheres e Cannabis

De 2017 para 2022, o atuante papel das mulheres no mercado da Cannabis decresceu. Mesmo sendo apenas em plantas de Cannabis fêmeas que suas flores nascem, esta premissa não se repete na realidade de cargos executivos do mercado da Cannabis. A porcentagem de mulheres em altos cargos baixou de 37% para 22%, segundo o relatório lançado recentemente Women in Cannabis Study, que compilou dados atuais sobre mulheres na indústria da Cannabis.

Compartilhando o objetivo principal do estudo, que é promover a diversidade no mercado da Cannabis, apoiar pacientes, médicas e defensoras de políticas, selecionamos aqui sete nomes de mulheres do mercado nacional e internacional para você conhecer: 

Ana Hounie

Dra. Ana Gabriela Hounie

Médica psiquiatra e também uma das pioneiras no uso da Cannabis Medicinal, pela UFPE. Doutora pela Faculdade de Medicina da USP. É pesquisadora na área de TOC e seu Espectro, prescritora de Cannabis Medicinal desde 2016 e membro da Sociedade Brasileira de Estudos Endocanabinoides (SBEC). Ainda na faculdade, Dra. Ana Gabriela Hounie presenciou o efeito devastador dos transtornos obsessivo-compulsivos (TOC) e da Síndrome de Tourette na vida de crianças e seus familiares. Foi na UFPE onde ouviu pela primeira vez falar na Cannabis como método terapêutico para essas enfermidades. Imediatamente se interessou e hoje é uma referência.

Para a Dra. Ana, o principal problema sobre o desconhecimento da Cannabis, está na falta de atenção que as faculdades de medicina dão ao assunto.

medicina integrativa

Dra. Ailane Araújo

Referência em medicina canabinoide, sendo uma das primeiras prescritoras de Cannabis Medicinal no Brasil, a Dra. Ailane Araújo atua com o tratamento de Cannabis associado com outras abordagens como medicina integrativa, principalmente nas áreas de depressão, ansiedade e insônia, além de tratamentos de ozonioterapia, soroterapia, modulação hormonal e terapia neural. É professora de medicina canabinóide, fundadora do Centro Brasileiro de Referência em Medicina Canabinóide (CBRMC), trabalha na formação de médicos e também à frente de pesquisas clínicas de Cannabis medicinal.

Dra. Janaina Barboza

A Dra. Janaína Barboza incluiu a Cannabis em seus tratamentos em 2018. “Ela é a cereja do bolo” conta a Dra. Janaína que mapeia e rastreia toda a fisiologia de seus pacientes para tratar as doenças e não apenas seus sintomas. Na contramão da indústria farmacêutica, ela denuncia os lobbies, a politização da medicina e desconfia que em 2019 teve sua conta do WhatsApp bloqueada por falar de Cannabis medicinal.  É graduada em medicina e duplamente pós-graduada, em medicina ortomolecular e estética, é considerada a profissional to go to quando o assunto é unir saúde, bem-estar e prevenção. A renomada profissional também é uma das médicas precursoras do uso da Cannabis Medicinal no país, palestrante e experiente docente de medicina.

neurologista Thais Ferreira

Dra. Thais Oliveira Ferreira

Formada pela Universidade Estadual do Pará e com residência em neurologia pela Universidade Federal Fluminense, a médica conta que começou a prescrever o canabidiol por pressão dos pacientes. Já que acredita que a relação com o paciente é fundamental para o desenvolvimento da medicina. A neurologista Dra. Thais atende principalmente patologias como: Demência, Epilepsia, Doença de Parkinson, Ansiedade, Depressão, Dores de Cabeça, Deficiência Intelectual, AVC, Doenças da Medula e Nervos Periféricos. 

Sempre atuante, na próxima quinta-feira, a Dra. Thais Oliveira ministrará a liveO potencial terapêutico da Cannabis no tratamento da epilepsia, promovida pelo Portal Cannabis & Saúde. A neurologista explicará tudo o que você precisa saber sobre a doença, como a Cannabis medicinal age no tratamento, além de tirar dúvidas dos espectadores ao vivo.

Chanda Macias

A Dra. Chanda Macias, MBA, Ph.D., começou trabalhando com cannabis medicinal e educação: focou em uma plataforma para pacientes e capacitou mulheres e minorias na indústria de Cannabis por mais de 15 anos. Na sequência, a Dra. Chanda fundou o National Holistic Healing Center em 2015 e tornou-se CEO da Ilera Holistic Healthcare, em 2019. Ela também atua no Conselho de Administração da Minority Cannabis Business Association e é CEO da Women Grow. E atualmente realiza diferentes palestras ao redor do mundo sobre Cannabis medicinal. 

Rachel Knox

Palestrante, especialista em medicina canabinoide e endocanabinologista, a Dra. Rachel Knox pertence a uma família de médicos, conhecidos como os Knox Docs, ela divulga e explora o uso da medicina canabinoide para promover a saúde. A Dra. Rachel é cofundadora da American Cannabinoid Clinics e Advent Academy, atua na Comissão de Cannabis do Oregon e no comitê médico da Minority Cannabis Business Association.

Christine De La Rosa

Christine De La Rosa é uma empreendedora que após descobrir seu diagnóstico de Lúpus e usar Cannabis medicinal no tratamento, assumiu a missão de compartilhar a planta com sua comunidade criando o The People’s Dispensary. Hoje, sua marca de Cannabis está dedicada a tornar o medicamento acessível às comunidades marginalizadas mais frequentemente ignoradas pela indústria regulamentada. Christine também é uma defensora apaixonada pela equidade social, usando sua marca e plataforma para capacitar as comunidades mais prejudicadas pela criminalização da Cannabis.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email