Destaques

Clínica especializada em Cannabis medicinal se expande pelo Brasil

A clínica Gravital, especializada em Cannabis medicinal, vê cada vez mais aumentar a demanda por pacientes em busca de tratamentos com canabinoides no Brasil. Em plena pandemia, a empresa se expande pelo país, com filiais nos três estados da Região Sul e já se prepara para entrar também no Nordeste.

Em sua inauguração, em dezembro de 2019, a Gravital contava com uma unidade de atendimento presencial, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Eram dois médicos, jovens pioneiros e de vanguarda, que abraçaram o desafio de inaugurar a primeira clínica especializada em medicina especializada em Cannabis medicinal no Brasil.

A Dra. Thaís Perlingeiro, endocrinologista e praticante da medicina integrativa, e o psiquiatra, Dr. Pietro Vanni, diretor técnico da clínica, tiveram a oportunidade de apresentar à população os tratamentos à base de Cannabis, ajudando a aliviar sintomas de centenas de pacientes com diversas enfermidades já no primeiro ano de funcionamento.

Então veio a pandemia da Covid-19, que trouxe o isolamento social, agravou os transtornos de ansiedade e as incertezas sobre o futuro. Essas mudanças aumentaram em quase 168% os casos desse transtorno nos três primeiros meses da pandemia (março, abril e maio de 2020).

Naquele momento, segundo o Dr. Pietro Vanni, a Gravital se preparava para uma grande mudança: adequava as consultas para o teleatendimento e, assim, expandia o alcance. Foi neste momento que foi inaugurada a primeira filial, em Porto Alegre, em agosto de 2020, com o Dr. Rodolfo Variani, psiquiatra, e o clínico geral especializado em atenção primária, Dr. Bryan de Azeredo da Silva.

“O teleatendimento e a grande divulgação dos benefícios da Cannabis medicinal na mídia, aliado a uma maior facilidade de acesso aos medicamentos pela Anvisa, fizeram a procura aumentar cada vez mais. A Gravital procurou expandir a sua capacidade de atendimento aumentando seu quadro de médicos e unidades”, explica o Dr. Pietro Vanni, diretor técnico da Gravital.

No final de 2020, foram incorporadas as especialidades de neurologia no Rio de Janeiro, com a Dra. Cláudia Miguelote, e a psiquiatria com ênfase em autismo e distúrbios alimentares, com a Dra. Júlia Garcia.

Em 2021, o Rio conta ainda com o reforço no time, com a Dra. Bibiana Mattos, psiquiatra especializada em atenção à criança, adolescentes e família.

Novas unidades

Em março de 2021, a Gravital expandiu para o sul e sudeste do Brasil, abrindo unidades físicas em Curitiba (PR), Vale do Itajaí (SC) e por teleatendimento em São Paulo.

No Paraná, a Gravital atende com os médicos Dra. Amélia Carvalho, focada em medicina integrativa; Dra. Marina Oliveira Montbeller, cuja abordagem é centrada na pessoa e estilo de vida; e o Dr. Diego Silvério Gonzaga, neurologista especializado em doenças neurodegenerativas e autoimunes.

Em Praia Brava (SC), no Vale do Itajaí, à cerca de 30km de Florianópolis, a Gravital está presente com uma equipe multidisciplinar que vai desde o tratamento de insônia e outros transtornos, com o Dr. Vitório Ortiz Reolon; e os nutrólogos Dra. Caroline Fontes, especialista em Medicina Ortomolecular e Integrativa e Dr. Eduardo Fontes, especialista em dores e lesões musculares.


Em São Paulo atuam os médicos com especialização em psiquiatria, Dr. Ciro Couto e Dra. Denise Kubbo; otorrinolaringologia, com o Dr. André Freitas Cavallini; e medicina do esporte, com a Dra. Jessica Durand.

Desde julho deste ano, o nordeste também pôde se beneficiar dos tratamentos canábicos por teleatendimento, e em breve uma unidade física será inaugurada, em Natal (RN). A unidade conta com atendimento do reumatologista Dr. Leonardo Hoff e da psiquiatra Dra. Mariana Muniz, que se dedica, entre outros, em tratamento de adicção.

Núcleo de Medicina do Esporte

Em março de 2021, a Gravital ampliou o escopo de atendimentos visando o bem-estar de atletas e praticantes de atividades físicas com o Núcleo de Medicina do Esporte. Médicos em diversas unidades da clínica se especializam no atendimento destes pacientes em busca de maior conforto na prática esportiva, com o alívio de dores e tratamentos de lesões por meio da cannabis medicinal, visando o aumento da performance esportiva.

Os médicos Dr. Eduardo Fontes (SC), Dra. Jessica Durand (SP), Dra. Amélia Carvalho (PR) e Dra. Thaís Perlingeliro (RJ) são os especialistas do núcleo.

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

O que diz as ciências sobre Cannabis no tratamento de dor neuropática?

Pesquisadora revisa a literatura cientifica para avaliar o que se sabe sobre a Cannabis para…

17 horas agora

Canabidiol: Como Comprar, Onde e Preços [Guia]

Você sabe como comprar canabidiol para tratamento de doenças? Veja como importar passo a passo…

19 horas agora

Cannabis é um arsenal da medicina integrativa, diz Dr. Ricardo Ghelman

O portal Cannabis & Saúde realizou na noite desta quarta-feira (26) uma LIVE em comemoração…

1 dia agora

Cannabis mata neurônios? Saiba o que é mito e o que é verdade

Uma das maiores crenças contra o uso da Cannabis é que ela mata os neurônios.…

2 dias agora

Canabinol evita o envelhecimento de células cerebrais, sugere estudo

Pesquisadores descobrem que o CBN preserva a função mitocondrial dos neurônios e previne danos oxidativos…

2 dias agora

Empresa do EUA desenvolve 1ª Cannabis zero THC e alto CBD do mundo

Uma empresa sediada no Colorado (EUA) afirma que encontrou a solução para garantir que a…

2 dias agora