A clínica Gravital, especializada em Cannabis medicinal, vê cada vez mais aumentar a demanda por pacientes em busca de tratamentos com canabinoides no Brasil. Em plena pandemia, a empresa se expande pelo país, com filiais nos três estados da Região Sul e já se prepara para entrar também no Nordeste.
Em sua inauguração, em dezembro de 2019, a Gravital contava com uma unidade de atendimento presencial, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Eram dois médicos, jovens pioneiros e de vanguarda, que abraçaram o desafio de inaugurar a primeira clínica especializada em medicina especializada em Cannabis medicinal no Brasil.
A Dra. Thaís Perlingeiro, endocrinologista e praticante da medicina integrativa, e o psiquiatra, Dr. Pietro Vanni, diretor técnico da clínica, tiveram a oportunidade de apresentar à população os tratamentos à base de Cannabis, ajudando a aliviar sintomas de centenas de pacientes com diversas enfermidades já no primeiro ano de funcionamento.
Então veio a pandemia da Covid-19, que trouxe o isolamento social, agravou os transtornos de ansiedade e as incertezas sobre o futuro. Essas mudanças aumentaram em quase 168% os casos desse transtorno nos três primeiros meses da pandemia (março, abril e maio de 2020).
Naquele momento, segundo o Dr. Pietro Vanni, a Gravital se preparava para uma grande mudança: adequava as consultas para o teleatendimento e, assim, expandia o alcance. Foi neste momento que foi inaugurada a primeira filial, em Porto Alegre, em agosto de 2020, com o Dr. Rodolfo Variani, psiquiatra, e o clínico geral especializado em atenção primária, Dr. Bryan de Azeredo da Silva.
“O teleatendimento e a grande divulgação dos benefícios da Cannabis medicinal na mídia, aliado a uma maior facilidade de acesso aos medicamentos pela Anvisa, fizeram a procura aumentar cada vez mais. A Gravital procurou expandir a sua capacidade de atendimento aumentando seu quadro de médicos e unidades”, explica o Dr. Pietro Vanni, diretor técnico da Gravital.