Destaques

Clínica especializada em Cannabis medicinal se expande pelo Brasil

A clínica Gravital, especializada em Cannabis medicinal, vê cada vez mais aumentar a demanda por pacientes em busca de tratamentos com canabinoides no Brasil. Em plena pandemia, a empresa se expande pelo país, com filiais nos três estados da Região Sul e já se prepara para entrar também no Nordeste.

Em sua inauguração, em dezembro de 2019, a Gravital contava com uma unidade de atendimento presencial, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Eram dois médicos, jovens pioneiros e de vanguarda, que abraçaram o desafio de inaugurar a primeira clínica especializada em medicina especializada em Cannabis medicinal no Brasil.

A Dra. Thaís Perlingeiro, endocrinologista e praticante da medicina integrativa, e o psiquiatra, Dr. Pietro Vanni, diretor técnico da clínica, tiveram a oportunidade de apresentar à população os tratamentos à base de Cannabis, ajudando a aliviar sintomas de centenas de pacientes com diversas enfermidades já no primeiro ano de funcionamento.

Então veio a pandemia da Covid-19, que trouxe o isolamento social, agravou os transtornos de ansiedade e as incertezas sobre o futuro. Essas mudanças aumentaram em quase 168% os casos desse transtorno nos três primeiros meses da pandemia (março, abril e maio de 2020).

Naquele momento, segundo o Dr. Pietro Vanni, a Gravital se preparava para uma grande mudança: adequava as consultas para o teleatendimento e, assim, expandia o alcance. Foi neste momento que foi inaugurada a primeira filial, em Porto Alegre, em agosto de 2020, com o Dr. Rodolfo Variani, psiquiatra, e o clínico geral especializado em atenção primária, Dr. Bryan de Azeredo da Silva.

“O teleatendimento e a grande divulgação dos benefícios da Cannabis medicinal na mídia, aliado a uma maior facilidade de acesso aos medicamentos pela Anvisa, fizeram a procura aumentar cada vez mais. A Gravital procurou expandir a sua capacidade de atendimento aumentando seu quadro de médicos e unidades”, explica o Dr. Pietro Vanni, diretor técnico da Gravital.

No final de 2020, foram incorporadas as especialidades de neurologia no Rio de Janeiro, com a Dra. Cláudia Miguelote, e a psiquiatria com ênfase em autismo e distúrbios alimentares, com a Dra. Júlia Garcia.

Em 2021, o Rio conta ainda com o reforço no time, com a Dra. Bibiana Mattos, psiquiatra especializada em atenção à criança, adolescentes e família.

Novas unidades

Em março de 2021, a Gravital expandiu para o sul e sudeste do Brasil, abrindo unidades físicas em Curitiba (PR), Vale do Itajaí (SC) e por teleatendimento em São Paulo.

No Paraná, a Gravital atende com os médicos Dra. Amélia Carvalho, focada em medicina integrativa; Dra. Marina Oliveira Montbeller, cuja abordagem é centrada na pessoa e estilo de vida; e o Dr. Diego Silvério Gonzaga, neurologista especializado em doenças neurodegenerativas e autoimunes.

Em Praia Brava (SC), no Vale do Itajaí, à cerca de 30km de Florianópolis, a Gravital está presente com uma equipe multidisciplinar que vai desde o tratamento de insônia e outros transtornos, com o Dr. Vitório Ortiz Reolon; e os nutrólogos Dra. Caroline Fontes, especialista em Medicina Ortomolecular e Integrativa e Dr. Eduardo Fontes, especialista em dores e lesões musculares.

Em São Paulo atuam os médicos com especialização em psiquiatria, Dr. Ciro Couto e Dra. Denise Kubbo; otorrinolaringologia, com o Dr. André Freitas Cavallini; e medicina do esporte, com a Dra. Jessica Durand.

Desde julho deste ano, o nordeste também pôde se beneficiar dos tratamentos canábicos por teleatendimento, e em breve uma unidade física será inaugurada, em Natal (RN). A unidade conta com atendimento do reumatologista Dr. Leonardo Hoff e da psiquiatra Dra. Mariana Muniz, que se dedica, entre outros, em tratamento de adicção.

Núcleo de Medicina do Esporte

Em março de 2021, a Gravital ampliou o escopo de atendimentos visando o bem-estar de atletas e praticantes de atividades físicas com o Núcleo de Medicina do Esporte. Médicos em diversas unidades da clínica se especializam no atendimento destes pacientes em busca de maior conforto na prática esportiva, com o alívio de dores e tratamentos de lesões por meio da cannabis medicinal, visando o aumento da performance esportiva.

Os médicos Dr. Eduardo Fontes (SC), Dra. Jessica Durand (SP), Dra. Amélia Carvalho (PR) e Dra. Thaís Perlingeliro (RJ) são os especialistas do núcleo.

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

Agência Mundial Antidoping revisará proibição da maconha no atletismo

Uma nova análise sobre os efeitos da erva no desempenho dos atletas será realizada em…

18 horas agora

Empresas de Cannabis do Canadá só venderam 20% da produção

O restante da erva foi incinerada ou está apodrecendo estocada desde a legalização, em 2018,…

4 dias agora

Jardineiro preso ao levar Cannabis a paciente é solto após quase 3 anos

Márcio Pereira conversou com o Cannabis & Saúde sobre o período detido e garantiu que…

5 dias agora

Atleta Cannabis inaugura 1º coletivo canábico de corrida do Brasil

Objetivo é fomentar as comunidades de corrida de rua, trazendo esporte, Cannabis e qualidade de…

1 semana agora

Dia do Veterinário: LIVE abordou uso da Cannabis

Quatro profissionais que pesquisam e prescrevem canabinoides para animais de estimação responderam dúvidas de tutores…

1 semana agora

Abrace exigirá receitas de controle especial para produtos de Cannabis

Mudança acontece após acordo com a Justiça Federal, que negou pedidos da Anvisa para suspender…

1 semana agora