Cannabis & Saúde

Anvisa autoriza VerdeMed a vender canabidiol nas farmácias

É a terceira empresa a conquistar a autorização sanitária da agência para produzir ou comercializar derivados da maconha em território nacional, ainda que com insumos importados; veja todos os pedidos
verdemed anvisa canabidiol

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29) uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a empresa VerdeMed possa comercializar um óleo de canabidiol nas farmácias brasileiras. A farmacêutica tem sede no Canadá, mas com presidente e executivos brasileiros e foco no mercado da América Latina.

Esta é a terceira empresa a conquistar a autorização sanitária da Anvisa para produzir ou comercializar derivados da maconha em território nacional, ainda que com insumos importados. A primeira foi a paranaense Prati-Donaduzzi, seguido da estadunidense Nunature, embora esta segunda ainda não esteja com seus produtos disponíveis no mercado nacional. A FioCruz, uma fundação federal, também obteve essa autorização, mas trata-se de um produto idêntico ao da Prati. Outros 15 pedidos estão em fase de análise pela agência, como mostramos nesta quinta-feira.

As solicitações seguem a resolução RDC 327/19 do órgão, que desde março de 2020 permite a produção nacional e são chamados de “produtos com Cannabis” e não de medicamentos, pois não possuem registro de medicamento, mas sim uma autorização sanitária especial e com validade determinada.

O mais recente produto autorizado pela agência é uma solução de canabidiol fitofármaco, ou seja, isolado, de 50 mg/ml. Ele será vendido em um frasco de 30 mg mais seringa dosadora. Não há informações sobre valores ou sobre quando o produto estará disponível.

A licença tem validade por 24 meses. “O produto à base de canabidiol aprovado pela Anvisa é prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro. A indicação e a forma de uso do produto são de responsabilidade do médico prescritor, sendo que os pacientes devem ser informados sobre o uso do canabidiol”, destacou a Anvisa em nota.

O portal Cannabis & Saúde entrou em contato com a VerdeMed e aguarda uma manifestação da empresa sobre a autorização.

A Verdemed ainda tem outros três pedidos junto à Anvisa para autorização sanitária. Confirma abaixo todos os pedidos, lembrando que o de número 15 foi autorizado nesta sexta.

Tabela de Acompanhamento Dos Produtos de Cannabis 26.10

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email