Doenças diversas

Tratamento para tremor essencial com canabinoides: Entenda!

O tremor essencial é uma desordem neurológica que tem como principal característica o tremor, e por isso pode ser confundida com Parkinson.

E embora viver com um distúrbio de movimento seja difícil, há tratamento para tremor essencial.

Mesmo sendo menos conhecido, o tremor essencial é uma das desordens neurológicas mais comuns. Além disso, estima-se que 20% da população acima de 65 anos possa ter a doença em algum momento da vida.

O tremor essencial não é uma doença fatal, mas pode gerar alterações drásticas na forma que o seu portador vive.

De modo geral, o tremor essencial piora gradualmente com o tempo e com o avanço da idade. Não há cura, embora a medicação e a cirurgia possam ajudar.

Pessoas mais velhas são mais suscetíveis, mas qualquer pessoa de qualquer idade pode desenvolver um tremor essencial – uma pessoa pode até mesmo nascer com ele.

Porém, com o tratamento é possível melhorar tanto os sintomas quanto a qualidade de vida do paciente.

O que é tremor essencial?

O Tremor Essencial é uma doença neurológica caracterizada por um tremor incontrolável, que ocorre principalmente durante o movimento, em diferentes partes do corpo.

Em outras palavras, é uma alteração no sistema nervoso do paciente que causa um tipo de agitação rítmica, que pode afetar as suas mãos e pernas, a sua cabeça e até mesmo a sua voz.

A maioria das pessoas é capaz de viver normalmente com esta condição, embora possam encontrar dificuldade em atividades diárias como comer, se vestir ou escrever.

Por isso, o tremor essencial pode provocar perda na qualidade de vida, quando interfere diretamente na autonomia e no autocuidado da pessoa.

O tremor essencial é muito confundido com o mal de Parkinson, mas é importante ressaltar que se tratam de doenças diferentes e com sintomas diferentes.

É uma doença comum?

De acordo com o Instituto de Pesquisa HCor, 20% das pessoas acima de 65 anos sofrem com os sintomas da doença.

Ainda que se manifeste com mais frequência após os 50 anos, o distúrbio pode acometer pacientes de qualquer faixa etária.

Não há nenhuma causa conhecida, mas existe uma forte suspeita de um elo genético.

Cada filho de uma pessoa com tremor essencial tem 50% de chance de herdar o distúrbio.

Além disso, a incidência aumenta conforme a idade, entretanto pode ocorrer em qualquer idade, mas, na maior parte das vezes, se apresenta na adolescência ou na meia idade, entre 40 e 50 anos, e tende a se agravar lentamente ao longo da vida.

Qual a diferença de tremor essencial e Parkinson?

Muitas pessoas confundem o tremor essencial com Parkinson, e apesar dessas doenças terem como principal característica o tremor, as duas condições possuem sintomas diferentes e não têm relação entre si.

Em primeiro lugar, a agitação do tremor essencial ocorre quando o paciente está em movimento e diminui em repouso. Já o Parkinson se manifesta quando a pessoa está em repouso.

Os sintomas de tremor essencial podem piorar com o tempo, mas não necessariamente abreviam o tempo de vida do paciente.

A doença de Parkinson tende a progredir e pode encurtar o tempo de vida do paciente conforme o cérebro produz cada vez menos dopamina.

Além disso, o tremor essencial não causa problemas de saúde associados, enquanto o Parkinson pode gerar outros problemas de saúde.

Possíveis causa do tremor essencial

O tremor essencial resulta da comunicação falha entre certas áreas do cérebro, incluindo o cerebelo, tálamo e tronco encefálico.

Entretanto, a causa do tremor essencial ainda é desconhecida, mas há provas de que para algumas pessoas é um distúrbio genético. No entanto, mesmo pessoas sem histórico familiar também podem desenvolver o tremor essencial.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento do tremor essencial, como alterações genéticas, que podem ser herdadas de um dos pais com essa doença.

Nesse caso, a doença é conhecida como tremor essencial familiar, ou ainda devido à idade, sendo mais comum após os 40 anos.

Sintomas do tremor essencial

O tremor essencial é caracterizado por um tremor rítmico que ocorre durante o movimento voluntário ou ao manter uma posição contra a gravidade. Os tremores podem ser de dois tipos:

  • Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca
  • Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada

A maioria das pessoas com tremor essencial tem sintomas tanto do tremor postural quanto do tremor de ação.

Entre os sintomas de tremor essencial, podemos destacar:

  • Tremor  incontrolável e rítmico que pode afetar diferentes partes do corpo, como mãos, braços, pernas, língua, voz (laringe), queixo e cabeça;
  • No início, o tremor pode afetar somente um dos lados do corpo, mas conforme a doença avança, ambos os hemisférios corporais são atingidos pela doença;
  • O tremor diminui ou some por completo quando o paciente está em repouso e só aparece mais forte quando o paciente está se movimentando de forma intencional ou se está agitado.

O que piora o tremor essencial?

O tremor essencial é uma desordem altamente variável. Afinal, a idade, progressão, distribuição de tremores e severidade podem variar muito de um indivíduo para outro.

Em muitos casos, o tremor que afeta as mãos ou os braços pode progredir lentamente para afetar outras áreas, na maioria das vezes a cabeça. Embora geralmente progressivo, o ritmo de progressão é lento, em média.

O tremor muitas vezes piora com o movimento. Também pode ser agravado por estresse, febre, fadiga, um estado emocional elevado como ansiedade e nervosismo, baixo nível de açúcar no sangue e cafeína.

Quais são os fatores de risco do tremor essencial?

Um dos fatores de risco do tremor essencial é a genética, sendo assim, quando uma pessoa tem um pai com a mutação genética, há 50% de chance de desenvolver a doença.

Outro fator de risco para tremor essencial é a idade, que é mais comum em pessoas com 40 anos ou mais.

Pacientes com tremor essencial podem desenvolver outras doenças como Parkinson e enxaqueca. Além disso, as medicações usadas no tratamento podem aumentar o risco de depressão.

Como é feito o diagnóstico do tremor essencial?

Um neurologista geralmente pode diagnosticar o tremor essencial com base na história familiar, no tipo de tremor e no exame neurológico completo.

O diagnóstico do tremor essencial é realizado através de:

Exames Neurológicos: O médico avaliará a condição do paciente através de exames de reflexos, força e tônus muscular, capacidade de sentir certas sensações, postura e coordenação e marcha.

Exames Laboratoriais: Através de exames de sangue é possível identificar alguns problemas, entre eles: Doença da tireoide, problemas metabólicos, efeitos colaterais de medicamentos, níveis de produtos químicos que podem causar tremores.

Testes de Desempenho: Para avaliar o tremor em si, seu médico pode observar o desempenho do paciente durante algumas tarefas como escrever, desenhar e segurar objetos.

Tratamento para tremor essencial

O tremor essencial não tem cura, mas a doença pode ter seu avanço retardado por meio do uso de alguns medicamentos que buscam aliviar os sintomas, retardando os tremores.

Medicamentos: Drogas de uso oral, como Propranolol, Primidona, Gabapentina, Topiramato e benzodiazepínicos, podem reduzir significativamente o tremor essencial.

Injeções de Botox: também podem ser uma opção de tratamento, principalmente em tremores vocais e de cabeça.

Estimulação Cerebral Profunda (DBS): A cirurgia é uma opção de tratamento para pessoas com tremor que interfere nas atividades diárias e que se mantém apesar da medicação oral.

A DBS envolve implante de eletrodos cerebrais, na região do tálamo ou subtalâmica. Ambos os pontos têm a propriedade de abolir o tremor, quando estimuladas.

Fisioterapia: A fisioterapia é recomendada para todos os casos de tremor essencial, mas especialmente para os casos mais graves, em que os tremores dificultam a realização de algumas atividades diárias.

Nesse sentido, pode ser difícil realizar tarefas como comer, apertar o cadarço dos sapatos ou pentear o cabelo, por exemplo.

Cirurgia: A cirurgia pode ser recomendada pelo médico no caso do tremor essencial grave, quando o tratamento com remédios ou fisioterapia não foram eficazes para controlar os sintomas.

Cannabis medicinal auxilia no tratamento de tremor essencial?

A Cannabis medicinal é a forma de uso dos compostos existentes nas plantas do gênero Cannabis – os canabinóides.

Boa parte desses compostos têm sido estudados para o tratamento de tremor essencial, com resultados promissores.

O CBD (canabidiol) é um dos principais compostos da Cannabis que tem sido estudado para esse fim. Em alguns testes em animais, o canabidiol foi capaz de reduzir significativamente os tremores sentidos.

Além disso, outros canabinoides presentes na planta de Cannabis, como o THC (tetrahidrocanabinol) e o CBG (cannabigerol), também têm sido estudados para o tratamento de tremor essencial.

Os resultados dos estudos são promissores quanto às possibilidades de melhoras na qualidade de vida e alívio dos sintomas após o uso dos canabinoides.

Abaixo, trouxemos alguns detalhes a respeito disso.

Estudos que apontam benefícios da Cannabis para tremor essencial

Instituições importantes como as revistas Nature e Science Daily já publicaram artigos a respeito dos estudos sobre tratamento para tremor essencial por meio da Cannabis Medicinal.

Um artigo da mais importante universidade dinamarquesa de Saúde e Ciências Médicas aponta uma valiosa redução no tremor essencial.

Tal constatação foi feita após testes envolvendo camundongos, onde algumas células normalmente negligenciadas no sistema nervoso central foram ativadas.

Com isso, os pesquisadores da Universidade de Copenhague acompanharam quais foram as reações dos camundongos no teste. O tratamento direcionado para o tremor essencial não apresentou efeitos colaterais problemáticos e ao mesmo tempo trouxe um bom índice de melhora.

De acordo com o professor responsável pela pesquisa Jean-François Perrier, as descobertas ainda podem ser aplicadas para outras doenças como a esclerose, além de lesões na medula espinhal.

“Descobrimos que uma injeção com o canabinóide WIN55,212-2 na medula espinhal ativa os astrócitos na medula espinhal e os leva a liberar a substância adenosina, que subsequentemente reduz a atividade nervosa e, portanto, a agitação indesejada”.

Outro estudo trouxe boas perspectivas a respeito do controle do tremor patológico em doenças causadas por lesões na medula ou neurodegenerativas.

Os autores realizaram uma investigação nos mecanismos realizados pelo sistema endocanabinoide junto com a injeção intratecal do Canabinoide WIN55,212-2.

De acordo com eles, o estudo pôde demonstrar que a ação anti-tremor de WIN55,212-2 na medula espinhal de camundongos é suprimida após nocautear os receptores CB1 em astrócitos (células abundantes no sistema nervoso central).

Dessa forma, o estudo sugere que os canabinoides são capazes de reduzir o tremor nas células espinhais.

Por fim, um terceiro estudo mais antigo já trazia alguns fatores importantes entre a relação dos canabinoides e o tratamento dos tremores.

O artigo cujo título é “Os canabinoides controlam a espasticidade e o tremor em um modelo de esclerose múltipla” trouxe indicações de que o sistema endocanabinoide pode trazer auxílio importante no controle dos tremores e dos espasmos.

Além disso, aponta um caminho importante a ser percorrido com relação ao potencial terapêutico em doenças que envolvam tremores, como a esclerose múltipla.

Como é feito o tratamento para tremor essencial por meio da Cannabis medicinal?

O tratamento para tremor essencial por meio da Cannabis medicinal é legalizado e menos burocrático do que se pode imaginar.

Embora há alguns anos houvesse certa dificuldade para conseguir autorização para medicamentos à base de Cannabis, hoje a compra, importação e uso estão bastante facilitados.

Os medicamentos para tremor essencial à base de Cannabis normalmente são comercializados e autorizados em formas de óleo de CBD, cuja dosagem e proporção dos componentes devem ser indicados por um médico.

Por isso, se você está em busca de um tratamento para tremor essencial com canabinoides, saiba que isso só é seguro e legal quando há prescrição médica.

Nesse sentido, é importante conversar com o seu médico a respeito da terapia utilizando substâncias canábicas.

No entanto, há casos em que os médicos não têm conhecimento ou experiência com esse tipo de tratamento. Com isso, muitas vezes, se sentem menos seguros para prescrevê-los.

Dessa forma, é importante buscar um médico que já tenha trabalhado com esse tipo de tratamento/medicamento com outros pacientes com o mesmo problema que você.

Confira abaixo onde buscar médicos com experiência nesse tipo de tratamento!

Onde buscar ajuda para tratamento à base de Cannabis Medicinal?

Os estudos a respeito do uso da Cannabis Medicinal para tremor essencial têm sido bastante animadores, como você pôde ver anteriormente.

Porém, a maior parte dos médicos no Brasil ainda não tem experiência em receitar qualquer tipo de terapia à base de Cannabis Medicinal.

De acordo com pesquisas, menos de 0,5% dos médicos brasileiros já prescreveram tratamentos canábicos para seus pacientes.

Isso faz com que este seja o maior entrave para pacientes que estejam em busca desse tipo de tratamento.

Por isso, o caminho mais curto que você tem para buscar tratamento para tremor essencial à base de Cannabis é por nossa plataforma de conexão entre médicos e pacientes.

Na plataforma você pode encontrar mais de 400 médicos, em diversas especialidades e que podem ajudar você no seu tratamento.

Além disso, você pode filtrá-los conforme a sua região, planos de saúde pelos quais atendem, preço e muito mais.

Clique aqui e agende já a sua consulta para tratamento de tremor essencial com substâncias canabinoides!

Tremor essencial pode ser prevenido?

Como dito anteriormente, as causas do tremor essencial não são conhecidas, por isso não é possível prevenir o distúrbio.

No entanto, os tratamentos disponíveis controlam muito bem o tremor, mesmo que sua origem seja genética.

Nem todos os tratamentos ou procedimentos são efetivos para todas as pessoas com tremor.

O médico então, deve recomendar um plano de tratamento individualizado, incluindo certas mudanças de estilo de vida que podem ajudar a reduzir os tremores.

Dúvidas frequentes sobre tremor essencial

Confira abaixo algumas dúvidas frequentes sobre o tremor essencial:

O que é a pulseira para tremor essencial?

A Pulseira de Peso é um recurso de tecnologia assistiva que oferece maior funcionalidade para a realização das atividades de vida diária de pessoas com movimentos involuntários de membros superiores.

Além de diminuir o gasto energético, o uso da Pulseira de Peso também produz melhor ajuste do movimento, contribuindo para maior coordenação e facilitando no desempenho motor das pessoas que utilizam o dispositivo.

Quem tem tremor essencial pode dirigir?

Cerca de 85% dos pacientes com tremor essencial relatam mudanças significativas nas funções profissionais e sociais, e 15% relatam estar seriamente incapacitados pela condição.

E embora o tremor essencial não seja uma doença fatal, ele pode ser um distúrbio gerador de alterações nas condições de vida.

Pessoas que sofrem de tremor essencial com frequência perdem a capacidade de desempenhar tarefas simples como dirigir ou ir ao trabalho.

Quais são os direitos de quem tem tremor essencial?

O Projeto de Lei 601/22 altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência para determinar que as pessoas com Tremor Essencial (TE) sejam consideradas pessoas com deficiência para fins legais.

Com essa nova lei determinando que pessoas com tremor essencial sejam incluídas como PCD.

Isso pode dar mais dignidade aos portadores do transtorno, pois direitos serão assegurados, além de envolver um maior cuidado em certos locais de trabalho e na escola.

Quais são os principais exercícios para o tremor essencial?

O exercício físico é um componente importante para ajudar no tremor essencial. Pois, o reforço da massa muscular ajuda na coordenação motora e no equilíbrio.

Sendo assim, o paciente diagnosticado com a doença deve procurar um fisioterapeuta.

Nas sessões de fisioterapia, além de fazer exercícios para fortalecer os músculos, o paciente aprenderá e treinará diferentes técnicas para realizar as atividades que se tem dificuldade, podendo utilizar diferentes equipamentos adaptados.

Conclusão

O tremor essencial é considerado o movimento involuntário de qualquer parte do corpo, de forma rítmica e oscilatória mais comum, com frequência relativamente constante e amplitude variável.

A amplitude do tremor pode aumentar ao longo dos anos devido à modificação das características de elasticidade do tecido conjuntivo corporal, em geral de uma forma lenta e, na maioria dos casos, sem causar incapacidade significativa.s

O tratamento para tremor essencial é realizado de acordo com a gravidade dos sintomas.

Há casos em que o repouso e analgésicos bastam, mas outros requerem cirurgias ou outros tipos de medicamentos.

Uma das formas de tratamento para tremor essencial que vem ganhando espaço nos últimos anos é com o uso de canabinoides.

Há diversas indicações de que este tratamento é eficiente no controle dos tremores e dos espasmos, o que faz com que a qualidade de vida dos pacientes cresça consideravelmente.

Nesse sentido, se você busca esse tipo de tratamento, clique aqui e agende já sua consulta com um médico experiente em terapia canabinoide!

Redação Cannabis & Saúde

Postagens recentes

Melhores momentos da live com o Dr. Vinícius Mesquita

Selecionamos aqui nesta matéria os melhores momentos da live de ontem com o Dr. Vinícius…

6 horas agora

Cannabis Comestível: que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio

A frase foi dita pelo médico e considerado “pai da medicina” Hipócrates, mas também podemos…

8 horas agora

“Cannabis é parte medicamentosa importante no tratamento odontológico”

O cirurgião-dentista José Muniz fala sobre a aplicação da Cannabis e da luta para que…

10 horas agora

Inovação, Cannabis e pesquisa científica: conheça o lab da UFSC

Um inovador laboratório de pesquisa estuda os efeitos da Cannabis em atletas e lançou há…

12 horas agora

Estudo identifica que CBD reduz crescimento do câncer de próstata

Em estudo realizado pela Associação Americana de Pesquisa de Câncer (AACR), os cientistas sul-africanos Lesetja…

1 dia agora

ONU: pandemia de Covid-19 e regulamentações aumentaram consumo de Cannabis no mundo

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime de…

1 dia agora