Cannabis é retratada positivamente no TikTok

redes sociais cannabis

É inegável: atualmente as redes sociais funcionam como um termômetro medindo quais assuntos estão em pauta e de qual maneira são retratados. E um estudo recente publicado no Drug and Alcohol Review descobriu que vídeos publicados no TikTok retratam o uso de Cannabis de forma positiva. 

 

A plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários mensais no mundo. Portanto, seus conteúdos indicam a crescente popularização do uso da Cannabis e a diminuição de preconceitos relacionados à Cannabis.

 

O estudo foi liderado por Brienna Rutherford. A  pesquisadora da Universidade de Queensland, na Austrália, está investigando como o conteúdo de uso de substâncias nas mídias sociais pode influenciar as atitudes, comportamentos e intenções de adolescentes e jovens adultos. Além de pesquisar também sobre como as mídias sociais podem ser aproveitadas para mensagens de saúde pública.

redes sociais cannabis

Uso excessivo das redes e ansiedade

Ao mesmo tempo que as redes sociais como TikTok indicam as temáticas contemporâneas, seu uso excessivo traz um lado negativo: a ansiedade. Pense, quantas vezes você já checou suas redes sociais nas últimas horas? A sensação de que se está perdendo algo se você não conferir as atualizações das redes está presente na maioria das pessoas. 

redes sociais cannabis

Redes sociais e a relação com o mundo

Além da ansiedade, as redes sociais vêm transformando a maneira como nos relacionamos com as pessoas e com a realidade ao nosso redor. O mundo das redes passa a assumir um papel emocional sobre os indivíduos. E as repercussões de tudo isso, são preocupantes. Os likes passam a ter um valor simbólico. Como se receber likes fosse equivalente a receber afeto. E através disso muitos se sentem “aceitos” e validados”, indica a psiquiatra Andrea Toledo Medeiros.

Definitivamente a maneira como usamos as redes sociais podem impactar na nossa qualidade de vida. Na busca do equilíbrio, a Dra. Andrea apresentou aqui algumas estratégias para usar a tecnologia de maneira saudável:

  • Buscar mais contato com a natureza. 
  • Permitir se desconectar um pouco para experienciar novas e reais conexões.
  • Desfrutar de uma caminhada. 
  • Ler um bom livro.
  • Praticar atividade física.
  • Evitar telas 2 horas antes de dormir, para não atrapalhar a liberação de melatonina.

Se você sofre com ansiedade, é fundamental buscar ajuda de um profissional especializado no cuidado da saúde mental. Na plataforma de agendamento de consultas do portal Cannabis & Saúde, você pode entrar em contato com diversos médicos especialistas prescritores de Cannabis medicinal.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email