Pela primeira vez, um paciente ganhou na justiça o direito de ter o tratamento com flores de Cannabis custeado pelo plano de saúde. Lucas Vasseur, de 32 anos, foi quem conquistou esse fornecimento para tratar o transtorno de ansiedade com flores de CBD.
Depois de ação judicial, o plano de saúde foi obrigado pela justiça a pagar o tratamento do Lucas com flores secas de Cannabis, óleo e balas de goma infusionadas. A decisão foi publicada na vara cível de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.
Trocou remédios convencionais por Cannabis
Lucas tratava a ansiedade com outros remédios, mas decidiu trocar eles pela Cannabis porque não queria mais ter que lidar com os efeitos que a medicação antiga causavam no seu organismo:
“Eu tenho transtorno de ansiedade, já fazia o uso de medicação convencional há muito tempo e nunca percebi uma eficácia muito grande dessas medicações. Sentia muitos efeitos colaterais desagradáveis e não percebia uma melhora assim. Aí, eu resolvi tentar o tratamento a base de Cannabis.
A Cannabis mudou minha vida nesse sentido porque os efeitos que eu sentia do remédio convencional, além de tudo, eram muito emocionais. Então, isso me deixava menos sociável. Tinha uma condição de vida pior e com o uso, tanto do óleo quanto das flores, senti uma melhora absurda. Até na disposição, a questão de humor mesmo.”
Para o paciente, a inalação das flores é mais eficiente em momentos de crise de ansiedade do que o óleo. Para ele, é importante ter um produto que faz a crise cessar em menos tempo.
“A diferença das flores é a via de absorção. Elas têm um efeito muito mais rápido do que o óleo, por exemplo. Então, ela é muito funcional para situações de crise. Por exemplo, na crise de ansiedade, você pode inalar flor e você vai ter aquele efeito relaxante muito mais rápido do que com óleo. Por isso que a gente optou também por colocar a flor no tratamento.”
Absorção mais rápida
A médica que acompanha o caso do Lucas e que prescreveu as flores para ele é a Dra. Juliana Paiva. Ela explicou que a absorção mais rápida dos canabinoides pelo organismo fizeram ela incluir essa opção no tratamento.
“Elas têm os mesmos componentes dos diversos óleos de Cannabis medicinal, mas elas têm uma grande diferença que é a questão de como elas são absorvidas. Ela tem um efeito muito rápido e isso é muito interessante para diversas condições diversas patologias. Quando você toma um óleo ou ingere um comestível, vai demorar de 30 minutos a duas horas para você ver o começo desse efeito. Mas quando você vaporiza, o início da ação é imediato e o pico de ação ocorre em até meia hora. Então, a questão da ansiedade, como a questão da dor, da enxaqueca… Esses tipos de doença respondem muito bem ao uso vaporizado.”
No entanto, para conseguir que o plano de saúde custeasse o seu tratamento com Cannabis para ansiedade, Lucas precisou judicializar o caso. Ele contou com o apoio do advogado Diogo Maciel, que escreveu em sua coluna aqui no Cannabis & Saúde sobre a responsabilidade dos planos de saúde no fornecimento de produtos com canabinoides.
Porém, o primeiro passo é obter a prescrição médica para o uso da Cannabis. Você pode marcar uma consulta com a mesma médica que atendeu o Lucas, a Dra. Juliana Paiva, ou com profissionais de outras especialidades aqui na nossa plataforma de agendamentos.