Cannabis & Saúde

Médico viciado em opioides encontra cura na Cannabis e vira referência

Dr. Peter Grinspoon usava drogas como “refil livre” e hoje pesquisa os canabinoides como contra o vício; ele estará no Medical Cannabis Summit
dr grinspoon

Aparentemente, o Dr. Peter Grinspoon era um sucesso total: um médico educado em Harvard com uma carreira próspera; casado, dois filhos e  um pilar na sua comunidade. Mas por baixo desse verniz estava um viciado alimentado diariamente por um carregamento infinito de drogas prescritas. Era como um refil livre de refrigerante num fast food.

Quando a polícia finalmente se ligou, graças a dica de um farmacêutico perspicaz, um sopro derrubou o castelo de cartas do Dr. Grinspoon. O ego profissional do médico acabou sendo um obstáculo para ele ficar limpo. Sua vida virou um ciclo de recaídas, com a reputação e vida familiar em ruínas. Nessa batalha, descobriu que muitos outros médicos também são viciados nos mesmos opioides.

Essa história é contada em detalhes pelo Dr. Grinspoon no seu livro ‘Refis grátis: um médico confronta seus vícios’. E o final feliz para este drama familiar estava na Cannabis, uma planta de acesso muito mais difícil do que os químicos que poderiam levar o médico à morte. Hoje o médico estuda como os canabinoides podem ser empregados como terapia coadjuvante no tratamento de transtornos aditivos.

Dr. Peter Grinspoon estuda a Cannabis medicinal no Massachusetts General Hospital. Ele é um especialista na abordagem da Cannabis, tanto para fins medicinais como droga de uso adulto. Também tem um grande interesse nas áreas de saúde médica e de tratamentos psicodélicos. Na verdade, Dr. Grinspoon é um coach certificado de saúde e bem-estar.

Essa história já foi tema de programas de TV em emissoras como a FOX News e NBC, além de jornais como USA Today, The Washington Post e People Magazine. Agora o médico será uma das atrações internacionais da 4º e última edição do Medical Cannabis Summit, o maior congresso sobre medicina canabinoide do Brasil, 100% online e gratuito. O evento acontece de 22 a 26 de novembro de 2021.

Quero me inscrever


Ainda sobre o Dr. Grinspoon, em 2018, ele contribuiu com o curso online OpioidX de Harvard: A Crise dos Opioides na América. Foi um dos membros destacados da Exposição Resiliente de Boston, que homenageou os líderes na luta contra o vício. No ano seguinte, serviu como testemunha especialista no processo que desafiou com sucesso a proibição de vaporizar cannabis em Massachusetts em 2019.

Dr. Grinspoon também é editor da Harvard Health Publications, onde seus blogs Medical Marijuana e CBD – What We Know and What We Don’t acumularam milhões de visualizações. Uma autoridade, não só no uso recreativo e médico, mas também em questões políticas e sociais.

Juventude e carreira


O Dr. Grinspoon é filho do famoso ativista da maconha Dr. Lester Grinspoon e irmão do respeitado Cientista Planetário e escritor popular David Grinspoon. Ele é sobrinho do filantropo bilionário Harold Grinspoon. Ele cresceu em Wellesley, Massachusetts, com um irmão gêmeo Joshua, seu irmão mais velho David e outro irmão mais velho Danny, que morreu aos 16 anos de leucemia. A luta de Danny contra a leucemia foi documentada na imprensa popular como a cannabis medicinal foi útil para ele.

Se formou no Swarthmore College com honras em filosofia e depois foi trabalhar para o Greenpeace por 5 anos antes de se matricular na faculdade de medicina. No Greenpeace, ele escreveu um artigo influente no The Nation intitulado “Atom and Eve: A Love Story”, baseado em documentos que vazaram da indústria nuclear. Ele também foi fundamental em um dos protestos mais importantes do Greenpeace, a paralisação bem-sucedida de um teste de míssil nuclear Trident 2.

Quero me inscrever gratuitamente no Medical Cannabis Summit

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email