Livro compila as descobertas das ciências sobre Cannabis medicinal

livro ciências cannabis

Livro “Canabinoides e o cérebro”, de Linda Parker, reúne evidências do uso ancestral da Cannabis e das ciências sobre o uso medicinal

A Cannabis medicinal é uma realidade há mais de 4 mil anos, e estudos atuais cada vez mais aprofundados atestam que esse conhecimento ancestral é uma ferramenta útil na terapia de diversas condições presentes no mundo moderno.

 Em um livro recente intitulado “Cannabinoids and the Brain”[Canabinoides e o cérebro], a autora Linda Parker faz um percurso histórico do uso da Cannabis e uma avaliação científica das mais recentes descobertas envolvendo o uso de fitocanabinoides na medicina.

 Professora emérita de psicologia e do programa colaborativo de neurociência da Universidade de Guelph, no Canadá, Parker apresenta em seu livro evidências científicas dos efeitos dos canabinoides no cérebro e no funcionamento comportamental, com ênfase nos potenciais terapêuticos das substâncias presentes na planta da Cannabis.

Ao longo do livro, a pesquisadora descreve a descoberta do tetraidrocanabinol, o THC, o principal componente psicoativo da Cannabis, e os achados que revelam que nosso cérebro possui receptores específicos para fitocanabinoides. Ela explica como nosso cérebro produz substâncias químicas similares ao THC, que interagem com esses receptores, e como o sistema endocanabinoide tem relação com todo o funcionamento do cérebro.

 

Parker também explora as outras substâncias extraídas da Cannabis, como o canabidiol (CBD), e como elas têm potencial terapêutico estabelecido no tratamento de dores, ansiedade e epilepsia. A autora faz ainda uma revisão da literatura científica analisando as evidências do benefício do uso de CBD em terapias diversas, como no tratamento de depressão e esquizofrenia, regulação de humor e do sono, no auxílio em aprendizado e memória, na ajuda de dependentes químicos, em casos de apetite e obesidade, náusea causada por quimioterapia, epilepsia e desordens neurodegenerativas como esclerose múltipla e Alzheimer. Cada capítulo do livro faz um panorama histórico das evidências científicas de cada área, e conta episódios reais do uso medicinal de Cannabis.

Com o avanço do uso medicinal das substâncias encontradas na Cannabis, o balanço científico e a compilação de evidências científicas realizados por Parker se mostram especialmente atuais. Publicado pela editora do MIT — o prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, nos Estados Unidos — o livro está à venda na Amazon, e também pode ser baixado gratuitamente no site Relase Book (ambos em inglês).

E se você quer saber mais sobre Cannabis medicinal, conhecer a experiência de médicos e pacientes no uso de fitocanabinoides para o tratamento de diversas doenças, acompanhe o site Cannabis & Saúde. Para quem busca iniciar um tratamento com Cannabis medicinal, acesse agora nossa plataforma de agendamento e marque sua consulta com um médico prescritor. 

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email