O Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, comemorado no dia 25 de outubro, é uma data que celebra e reconhece o trabalho essencial desses profissionais para a saúde bucal e bem-estar da população como um todo. Neste ano, as comemorações vêm acompanhadas de uma grande transformação na prática odontológica que foi impulsionada pela inclusão de produtos com Cannabis para o tratamento de diversas condições tratadas pela Odontologia.
Desde o primeiro semestre de 2022, a Anvisa incluiu a Odontologia entre os profissionais aptos a recomendarem a importação de produtos com Cannabis para seus pacientes. Desde então, produtos voltados para o uso odontológico estão disponíveis e, em muitas vezes, trazendo mais benefícios do que os tratamentos convencionais.
Para explorar um pouco o universo dos produtos com Cannabis para uso odontológico, conversamos com o Dr. Guilherme Martins, cirurgião-dentista e um dos pioneiros na prescrição de canabinoides. Além dele, também falamos com a Ana Gabriela Baptista. Ela é VP da Tegra Pharma, empresa que foi uma das primeiras a disponibilizar produtos com Cannabis para tratar condições odontológicas no Brasil.
Cannabis como um marco para a Odontologia
O Dr. Guilherme nos contou que a inclusão de produtos com Cannabis na prática da Odontologia tem um poder transformador para a profissão. Para ele, as propriedades da planta são tão poderosas que têm o potencial de superar até mesmo os tratamentos que eram considerados referência até o momento.
“A gente tem um divisor de águas, né? Até então, produtos derivados de Cannabis, a gente só tinha em produtos via oral para ingestão ou tópico para utilizar fora da boca. Hoje, a gente tem os enxaguantes bucais com canabigerol [CBG] e o canabidiol [CBD], esses produtos já são consagrados na literatura como antibactericidas para controle de placa bacteriana e prevenção de cáries. E, além disso, também temos o creme dental à base de CBD e CBG.
É bem interessante falar isso porque muitos perguntam: ‘mas isso aí é marketing?’ Não, isso é tudo baseado em artigos científicos de pesquisadores renomados mundo afora e que vêm trazendo o confronto com os produtos que são considerados padrão ouro de Odontologia, como a clorexidina.”

Ana Gabriela atua no desenvolvimento de novos produtos com a Tegra Pharma e ela vê que são os pacientes os maiores beneficiados com a popularização dos produtos com Cannabis para uso odontológico.
“Acredito, como pesquisadora da área e atuando no mercado mundial de Cannabis, que a Odontologia tem muitas possibilidades de estudar e aplicar essa estratégia terapêutica e mudar a qualidade de vida dos pacientes. Os produtos de Cannabis na Odontologia têm contribuído na melhora da microbiota oral, reparo tecidual, contribuição com a formação óssea, controle de dor, entre outras.
A TegraPharma faz acesso a produtos derivados de Cannabis que podem auxiliar aos cirurgiões-dentistas em seus desafios clínicos, com produtos periorais e orais.”

Patologias que podem ser tratadas com produtos com Cannabis para uso na Odontologia
As pesquisas sobre a aplicação da Cannabis na Odontologia estão em andamento em várias partes do mundo nesse momento. A identificação do sistema endocanabinoide é extremamente recente, se pensarmos em como já temos o domínio de outros sistemas como o nervoso e o imune. Por isso, com o passar do tempo, os cientistas observam cada vez mais condições de saúde tratáveis com a planta. No caso dos cirurgiões-dentistas, já sabemos de alguns casos que reagem de forma positiva ao tratamento com produtos com Cannabis, Dr. Gui lembrou alguns deles.
“Aquele paciente que tem uma doença gengival refratária que não resolve com nada a gente tem obtido bons resultados. Pacientes com muita mucosite, afta ou um grande problema que a gente vê hoje: pessoas extremamente estressadas com alto cortisol. Isso causa falta de saliva e esses produtos, por conta do CBD, estimulam a salivação, pois ele atua diretamente nos receptores canabinoides presente na boca.”
Além disso, esses produtos com Cannabis também são uma alternativa para doenças que não afetam diretamente a boca. Guilherme nos contou sobre o caso de pacientes com câncer e que precisam de cuidados odontológicos.
“Os pacientes oncológicos têm grande dificuldade de controle químico e a gente sabe que a saúde começa pela boca. Se a gente não cuidar da nossa microbiota bucal com assertividade, isso, a longo prazo, vai trazer disbiose [alteração na microbiota oral] e disbiose atrapalha todo o conjunto que nós chamamos do eixo intestino-cérebro, que vai trazer inflamações e principalmente as doenças crônicas a longo prazo.”
Produtos seguros e eficazes
No entanto, precisamos evidenciar a principal característica dos produtos com Cannabis para uso odontológico: a segurança. Assim como os produtos para uso oral e tópico, os para usar na região da boca trazem tanta segurança quanto eficácia. E mesmo aqueles ricos em delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), a molécula psicoativa da planta, não causam nenhum efeito de euforia ou alteração na percepção. Ana Gabriela lembrou que algumas pacientes recebem a indicação de produtos com THC, mas que não há possibilidade de se sentirem intoxicados.
“Normalmente os produtos na Odontologia derivados da Cannabis não tem ação psicotrópica, onde o uso do THC em concentrações mais elevadas é destinado a alguns casos específicos, como dor neuronal.”
Dr. Gui também reforçou a mensagem da segurança dos produtos com Cannabis, porém apontou que atualmente um desafio é incluir a planta e o sistema endocanabinoide na formação dos cirurgiões-dentistas.
“A terapêutica canabinoide é extremamente segura e hoje a maior dificuldade que eu vejo são poucos cirurgiões-dentistas para prescrever e que entendam realmente. Então, eu quero que nesse dia 25 de outubro, Dia do Cirurgião-dentista, mas que seja o Dia do Dentista voltado para ciência. Eu diria que hoje não é nem mais uma alternativa e sim um coadjuvante dentro do tratamento odontológico, quase que obrigatório mesmo, você estar utilizando na maioria dos pacientes.”
Informações atualizadas você encontra aqui
Se você quer ficar por dentro do amplo universo dos usos dos produtos com canabinoides na prática odontológica, convidamos você a acompanhar nossas reportagens e também baixar o e-book Cannabis na Odontologia. Acesse nossa biblioteca virtual e faça o download gratuito desse material sobre os últimos avanços desse campo.
E se você quiser marcar uma consulta com algum dentista que prescreve Cannabis, acesse já a nossa plataforma de agendamentos. Lá você pode se consultar com o Dr. Gui Martins ou com outros profissionais da saúde experientes na prescrição de canabinoides. Marque já uma consulta!