Hospital das Clínicas da USP lança seu primeiro curso de Medicina Canabinoide

Crédito Faculdade de Medicina

Em formato de EAD, o curso tem como objetivo o domínio do conhecimento sobre produtos à base de Cannabis, desde a sua origem até a correta indicação e prescrição // Crédito foto: Faculdade de Medicina

A falta de informação dos profissionais da saúde ainda é um dos principais entraves para o acesso de pacientes aos benefícios do tratamento com Cannabis medicinal. Ainda são poucos os cursos voltados para o ensino da medicina canabinoide no Brasil e muitos médicos, mesmo interessados, simplesmente não têm tempo para se dedicar aos estudos.

Para resolver de uma vez esses dois problemas, a Universidade de São Paulo lança seu primeiro curso voltado ao tema. O “Medicina Canabinoide: Abordagem Baseada em Evidências Científicas” será oferecido pela Escola de Educação Permanente do Serviço de Neurologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP.

Coordenado pelos professores Dr. Renato Anghinah e Dra. Sonia Maria Dozzi Brucki, serão 15 horas de aulas em formato de Educação a Distância. Os médicos terão até seis meses para completar a grade curricular. A formação também está aberta para odontologistas. 

Abordagem

O curso aborda todos os aspectos relacionados à Medicina Canabinoide, desde as diferentes espécies de plantas que originam os compostos encontrados para uso terapêutico. Passa pelas bases fisiológicas e farmacológicas que compõem o sistema endocanabinoide e seus mecanismos de ação, até os diferentes tipos de compostos existentes no mercado e sua real indicação terapêutica, bem como o manejo posológico destes compostos.

Além disso, permitirá que o participante conheça todos os aspectos da Medicina Canabinoide como mais um arsenal terapêutico em sua prática clínica, segundo dados baseados em evidências.

O objetivo final do curso é o domínio do conhecimento dos produtos à base de Cannabis, desde a sua origem até a correta indicação e prescrição.

Grade curricular

Bases Fisiológicas – Gabriel Barbosa

Bases Farmacológicas da Medicina Canabinoide – Luzia Sampaio

Indicações Clínicas em Adultos – Renato Anghinah

Indicações Clínicas em Crianças – Rubens Wajnstejn

Epilepsia – Lécio Figueira

Dor – Irina Raicher

Cuidados Paliativos – Rodrigo Sacchi

Canabinoides em demência e distúrbios de comportamento – Sônia Dozzi Brucki

Indicações Clínicas com Discussão de Casos – Mário Silva Jorge

Critérios de avaliação

Estarão aprovados os estudantes que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 na avaliação final do curso.

Certificado de conclusão

A certificação é feita pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação.

Investimento

R$ 1.900

As inscrições podem ser feitas por aqui.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email