Dr. Elisaldo Carlini está internado na UTI do Hospital Albert Einsten, em São Paulo

Hoje com 90 anos, Carlini foi o primeiro pesquisador brasileiro a investigar as propriedades medinais da maconha, nos anos 70

O cientista Dr. Elisaldo Carlini, de 90 anos, está internado na UTI do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, informou nesta quinta-feira (10) uma das filhas dele, Dra. Beatriz Carlini. Médico e professor emérito da Unifesp, Dr. Carlini é pioneiro nos estudos de farmacologia no Brasil e o primeiro pesquisador brasileiro a investigar as propriedades medinais da maconha, nos anos 70.

Nesta semana, circulou na internet a falsa informação de que o Dr. Carlini teria falecido. Para evitar a divulgação desta notícia falsa e em respeito à esposa, aos seis filhos e seis netos do médico, Beatriz enviou ao portal Cannabis & Saúde a seguinte nota.

Gostaria de compartilhar com todos aqueles que conhecem e admiram a trajetória do meu pai, Dr. EA Carlini, que ele esta internado na UTI do Hospital Albert Einstein desde sexta feira dia 5 de setembro. Não há previsão de alta.

Em nome da nossa família, peço que não confiem em nenhuma notícia sobre a saúde dele que não tenha como fonte direta um membro da nossa família. Mudanças significativas no quadro dele serão comunicadas pela família. Eu manterei esse portal atualizado com a situação dele.

Obrigada.
Bia Carlini.

>> TELEMEDICINA. Seu diagnóstico simples, rápido e onde estiver. Agende uma consulta

Considerado um dos maiores especialistas em entorpecentes do Brasil, Carlini estudou os efeitos da maconha e de outras drogas em nível experimental durante toda sua vida profissional. Na década de 1980, comprovou a eficácia do canabidiol (CBD) em reprimir convulsões de pacientes epiléticos. No ano passado, foi selecionado como pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em julho desde ano, a contribuição do cientista foi destacada pelo New York Times.

Uma campanha nas redes sociais defende que o nome de Elisaldo Carlini batize o Projeto de Lei 399/15, que trata do plantio de Cannabis para fins medicinais no Brasil. A iniciativa é de diversas associações de pacientes e tem o objetivo, além de homenagear o cientista, o de pressionar os deputados federais pela aprovação do PL. Para assinar a proposta, basta acessar a plataforma Change.org.

Procurando por um médico prescritor de cannabis medicinal? Temos grandes nomes da medicina canabinoide para indicar.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email