Um estudo realizado na Universidade de Haifa, em Israel, associou o uso da Cannabis a melhorias no sono em pacientes com transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). A pesquisa foi publicada no periódico científico Journal of Anxiety Disorders.
Os cientistas identificaram que o pacientes que utilizaram Cannabis antes de dormir relataram que conseguiram dormir mais rápido e que tiveram menos pesadelos e interrupções no sono. Dentre estes, os que consumiram produtos ricos em CBD mencionaram menos interrupções e despertares precoces.
Como foi feito o estudo
Com o nome Posttraumatic stress disorder, sleep and medical cannabis treatment: A daily diary study (Transtorno de estresse pós-traumático, sono e tratamento com cannabis medicinal: um estudo diário, na tradução livre), a pesquisa buscou entender o mecanismo de ação dos canabinoides em um dos sintomas mais comuns em pacientes com TEPT: distúrbios do sono.
No estudo, foram analisados 77 pacientes com transtorno do estresse pós-traumático que utilizavam Cannabis no tratamento. Todas as manhãs, por um período de 2 semanas, os participantes relatavam detalhes do uso de Cannabis na noite anterior e também informações sobre o sono. As análises intrapessoais identificaram que quanto mais curto o intervalo entre o uso de canabinoides e a ida para a cama, melhor a qualidade do sono daquele indivíduo. Ou seja, as melhoras no sono foram percebidas naqueles que usavam o produto antes de se deitar.
Sistema endocanabinoide e regulação do sono
Os autores concluíram: “A cannabis e suas partes constituintes, THC e CBD, interagem com o sistema endocanabinóide e a regulação do sono de maneiras importantes. Este pode ser o mecanismo pelo qual a Cannabis está relacionada a melhorias nos sintomas do transtorno do estresse pós-traumático noturnos e diurnos. No entanto, a base de conhecimento ainda está sendo construída para entender esses relacionamentos sutis.”
Segundo os pesquisadores, entre 80 e 90% dos pacientes com transtorno do estresse pós-traumático convivem com distúrbios do sono. Essa condição contribui para a deterioração da saúde mental dessas pessoas e, muitas vezes, isso leva a comportamentos suicidas.
Essa é mais uma evidência de como a Cannabis pode ter impacto positivo para tratar a saúde mental. Se você quer iniciar um tratamento com canabinoides, é muito simples. Basta marcar uma consulta pela nossa plataforma de agendamentos, lá há mais de 200 médicos capacitados para te orientar da melhor forma.