AO VIVO: Câmara promove audiência com políticos de Israel e Canadá sobre Cannabis medicinal

Parlamentares irão compartilhar as experiências com a pesquisa e legalização nos seus países; professor Raphael Mechoulam não irá mais participar

Atualização 16/09: Inicialmente a Câmara dos deputados havia informado a presença do químico Raphael Mechoulam. Porém, a Secretaria de Relações Internacionais da Casa confirmou nesta quarta-feira que o “Pai da Cannabis” não irá mais participar da audiência.

A Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (16), às 10h, uma audiência virtual para discutir o uso medicinal da Cannabis. Os deputados irão ouvir um cientista da Universidade Hebraica de Jerusalém, além de dois políticos de Canadá e Israel. O evento é parte das discussões sobre o Projeto de Lei 399/15, que legaliza o plantio de Cannabis medicinal e industrial no Brasil.

A audiência será transmitida pelo YouTube da Câmara

Israel é o país pioneiro e um dos mais avançados nas pesquisas científicas com a planta. Foi na Universidade Hebraica que o químico Raphael Mochoulam descobriu e isolou pela primeira vez o CBD e o THC, nos anos 60. A instituição segue sendo referência mundial no assunto e, por isso, os parlamentares brasileiros irão ouvir o pesquisador Dr. Odeb Shoseyov, professor de biologia molecular e nanobiotecnologia. O próprio Mechoulam também iria falar, porém por um problema de agenda, não foi possível.

Participarão também do debate os políticos Nathaniel Erskine-Smith, do parlamento canadense, e a Sharren Haskel, do congresso de Israel. O Canadá tem hoje uma das políticas mais avançadas para a Cannabis, seja para uso medicinal ou adulto. Os dois parlamentares vão compartilhar as experiências dos seus países com os políticos brasileiros.

Procurando por um médico prescritor de cannabis medicinal? Temos grandes nomes da medicina canabinoide para indicar.

Também estarão na audiência os deputados Alex Manente (SDD-SP), secretário de Relações Internacionais, o presidente da Comissão Especial da Cannabis Medicinal, Paulo Teixeira (PT-SP), e o relator da comissão, Luciano Ducci (PSB-PR).

A Comissão Especial da Cannabis Medicinal realizou a última reunião no dia 1º de setembro, quando foi aprovado o parecer favorável de Ducci. O novo texto substitutivo ao PL autoriza o plantio de Cannabis medicinal e cânhamo industrial por empresas, governo e associações de pacientes. O PL 399/15 está nas mãos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ser colocado em votação.

No entanto, grupos contrários à proposta tem agido para evitar que o presidente coloque o PL em plenário.

>> TELEMEDICINA. Seu diagnóstico simples, rápido e onde estiver. Agende uma consulta

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email