No início de 2022 informamos que as intoxicações por comestíves de maconha haviam crescido 1600% nos EUA. Nesta primeira semana de 2023 novamente o alerta chegou. Desta vez através de um estudo divulgado na American Academy of Pediatrics.
Intitulada “Pediatric Edible Cannabis Exposures and Acute Toxicity: 2017–2021”, a pesquisa confirma que os acidentes vêm crescendo nos últimos anos.
E concluiu que houve um aumento consistente na exposição pediátrica à Cannabis comestível nos últimos 5 anos, com potencial para toxicidade significativa. Além disso, o estudo destaca que é “importante que os provedores estejam cientes disso em sua prática e isso representa uma importante oportunidade para educação e prevenção”.
97% das crianças encontram as balas em casa
Um dado relevante na pesquisa, e que fortalece a noção de que é fundamental uma rotulagem correta, séria e uma educação por parte dos pais sobre seus comestíveis com canabinoides como THC é que 97% das crianças tiveram acesso às balas em casa mesmo.
Já em relação aos números de atendimentos feitos por centros médicos de crianças intoxicadas com THC o estudo informa que:
- No ano de 2017, aconteceram 207 atendimentos.
- Em 2021 , o número de atendimentos saltou para 3.054.
Há riscos no consumo de comestíveis com Cannabis?
Não há riscos para a saúde de adultos em comer comestíveis à base de Cannabis. Porém, o estudo deixa claro que o consumo exagerado realizado por crianças deve ser extremamente evitado. Já que pode causar: alucinações, vômitos, aceleração da frequência cardíaca e confusão mental.
Acompanhamento médico é imprescindível nos tratamentos com Cannabis
Independente do produto que será usado durante o tratamento com Cannabis, seja óleos, balms, spray ou comestíveis, é imprescindível o acompanhamento médico durante o tratamento. E se você tem como objetivo dar início a um tratamento com Cannabis, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 200 médicos prescritores, com diversas especialidades.