Destaques

Artigos de pesquisa sobre Cannabis batem recorde em 2021

Embora o ano ainda não tenha acabado, 2021 já registra mais artigos científicos publicados sobre a Cannabis do que o recorde anterior, que era justamente do ano passado. Os dados foram compilados pelo PubMed, a plataforma de publicação de artigos científicos da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Do dia 1º de janeiro de 2021 até a quarta-feira passada (8/12), mais de 3,8 mil estudos sobre a erva foram publicados, superando os cerca de 3,6 mil artigos em 2020.

Ao todo, são quase 27 mil artigos revisados ​​sobre Cannabis publicados desde 2010 na principal plataforma científica global, de acordo com a NORML,  a Organização para a Reforma das Leis da Maconha nos EUA. Um número que explodiu nos últimos anos.

Foram 3 mil estudos publicados sobre Cannabis entre 1990 e 1999, e menos de 2 mil durante toda a década de 1980.

Sobre os estudos de 2021, muitos foram noticiados ao longo do ano pelo portal Cannabis & Saúde. Entre eles, o estudo brasileiro da USP que mostrou como o canabidiol é eficaz contra a síndrome de burnout. Teve também uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina que avaliou o canabidiol no controle da saúde mental dos médicos brasileiros envolvidos no combate à pandemia.

Fora do Brasil, a produção científica sobre a Cannabis também foi intensa. No portal Cannabis & Saúde publicamos recentemente um estudo que mostrou como a Cannabis medicinal pode reduzir sintomas da depressão. Também divulgamos a pesquisa suíça que comprovou a eficácia da Cannabis contra o câncer de próstata. E também este estudo: Cannabis na amamentação não prejudica a saúde dos bebês.

Agende sua consulta


Ou seja, não faltam estudos científicos, apesar de todas as dificuldades dos pesquisadores por se tratar de uma planta ainda proibida. Com o crescimento da procura por esses tratamentos e com cada vez mais empresas investindo nessa que é considerada a Medicina do Século XXI, a expectativa para 2022 é de novo recorde.

Se você busca tratamentos com derivados da Cannabis para si ou algum familiar, o portal Cannabis & Saúde pode te ajudar. Nós possuímos uma plataforma de agendamento de consultas, com mais de 150 médicos prescritores. Em dezembro, ultrapassamos a marca de 3 mil consultas realizadas via plataforma. 

Você pode filtrar a busca por cidade, estado, especialidade médica e até o valor que você pode pagar. Agende agora a sua consulta.

Agendar minha consulta com médico prescritor de Cannabis

Caso ainda tenha dúvidas, confira nossas lives com médicos da plataforma. Já produzimos conteúdos sobre diversas condições e patologias.

Marcus Bruno

Jornalista, radialista e marqueteiro especialista em Cannabis medicinal.

Postagens recentes

Estudo: pessoas com enxaqueca podem se beneficiar com a Cannabis

Na Universidade do Arizona, nos EUA, uma equipe de pesquisadores revisou os resultados de estudos…

1 dia agora

Crianças podem usar óleo com altos índices de THC?

É imprescindível ter segurança para utilizar um canabinoide como medicamento, ainda mais quando o tratamento…

1 dia agora

Neurocirurgião fala sobre suas primeiras experiências com a Cannabis

Apesar de ser neurocirurgião, o médico Gustavo Valadão atende a todas as patologias neurológicas e…

2 dias agora

Cannabis marcou seu espaço na BIO Convention

Tratando temas regulatórios, pesquisas na área e a possibilidade de produtos à base de Cannabis…

2 dias agora

Suíça simplifica acesso de pacientes à Cannabis

O governo federal da Suíça retirou a necessidade de uma autorização especial para quem quer…

3 dias agora

Neurologista apoia o uso da Cannabis no tratamento da COVID longa

Em LIVE do portal Cannabis & Saúde, a médica Marcela Agostinho explicou as causas dos…

3 dias agora