Ao longo de 33 anos de odontologia, Telma de Oliveira D’Angelo sempre buscou alternativas que agregassem em sua prática clínica e a ajudassem no tratamento de seus pacientes.
Especialista em ortopedia facial dos maxilares, agregou diversas abordagens terapêuticas ao longo do tempo, como o uso de chás, shots, auriculopuntura, óleos essenciais e florais, para a aplicação de uma odontologia integrativa. “Sempre pulei de quadrado em quadrado.”
A Cannabis medicinal, então, chegou como uma consequência natural. “Eu tinha um pouco de dedo por conta, não do produto, mas da legislação que é complexa.”
Com a evolução da regulamentação no País, recebeu um incentivo de onde menos esperava para mergulhar de vez no universo dos canabinoides. “Eu sou judia e o Raphael Mechoulam já frequentou minha sinagoga várias vezes. Agora ele não vem mais por conta da idade, mas acabei trocando figurinhas com ele, que é uma sumidade no assunto.”
Odontologia canabinoide
Foi o incentivo que faltava. Decidiu, então, se aprofundar nos estudos em cursos ministrados por outros grandes nomes, como o padre Ticão e o cirurgião dentista Guilherme Martins. “Eu me apaixonei pela Cannabis, suas indicações e vantagens.”
Seu primeiro contato direto, porém, foi como paciente. “Sempre fui extremamente ansiosa, para coisas boas ou ruins. Com uma dose super pequena, eu ativo meu sistema endocanabinoide e não sinto aquela ansiedade que me faz super mal.”
“Não tenho mais aquela mão gigante me apertando, aquelas borboletas no estômago, a sensação de que vou morrer nem passo noites em claro.”
Logo, estendeu os benefícios aos seus pacientes. “Atendo muitos pacientes com autismo, com síndrome de Down, e muitos idosos que estão desenvolvendo Parkinson ou Alzheimer, e eu tenho prescrito. Você não trata só a boca, mas o paciente como um todo. Na odontologia integrativa, a Cannabis veio para somar e se tornou o carro-chefe da prescrição.”
D’Angelo destaca também a aplicação em casos de bruxismo, que estão relacionados à ansiedade; na modulação da inflamação e no controle da dor. “Para a grande maioria que acabo prescrevendo, aceitam super bem e tenho tido casos de bastante sucesso.”
Além da utilização no pré e pós-operatório. “O paciente toma um dia antes, um pouco antes e após o procedimento. percebi melhora na cicatrização, diminuição do edema. O paciente dormiu melhor, vai mais tranquilo para a cirurgia e o pós-operatório é menos doloroso.”
Futuro da odontologia
Para ela, com a chegada de novos produtos de Cannabis medicinal no mercado, com diferentes fitocanabinoides, como o CBG, e variadas formas de aplicação, o espectro terapêutico deve crescer.
“Estou doida para provar a pasta dental o colutório (antisséptico bucal). Pelos estudos, ele melhora muito na síndrome da ardência bucal, no controle do biofilme, em sangramentos gengivais pós-operatórios. O CBD com CBG ajuda muito também na reparação tecidual ligamentar. Eu acho que vai ser sucesso.”
“Tem muitos estudos para acrescentar e eu vejo que, a cada dia que passa, tem benfeitorias para todo tipo de doença. Não só na parte odontológica. Eu enxergo a Cannabis como um futuro promissor para a saúde em um modo geral. De você não ter que tomar tantos remédios alopáticos, que trazem outras consequências, como no rim ou no fígado, tem muita vantagem.”
“Eu não vejo relato de pacientes meus dizendo que não sentiram melhoras ou que foi indiferente. Sempre comentam coisas muito boas.”
“É uma coisa natural. Querendo ou não, é uma planta. Lógico que muitas pessoas têm preconceito. Acham que, se tem THC, vai ficar loucão, mas não tem nada disso. Só que não vejo nenhum pai ou mãe ser contra prescrever para o filho com problemas neurológicos algo com Cannabis.”
“Ela se tornou carro-chefe no meu consultório pois, para mim, a Cannabis medicinal é o futuro da odontologia.”
Agende sua consulta
Você pode marcar agora mesmo uma consulta com a cirurgiã-dentista especializada em odontologia integrativa e ortopedia facial dos maxilares Telma de Cássia de Oliveira D’Angelo.
A cirurgiã-dentista faz parte de um time com mais de 200 médicos prescritores e dentistas, com diversas especialidades, que você pode acessar pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde.
Em comum, todos têm ampla experiência na prescrição e acompanhamento do tratamento com fitocanabinoides.
Acesse agora, escolha o que melhor te atende e agende sua consulta!