A princípio, casos de bruxismo se tornaram mais comuns após a pandemia. Nesse sentido, a cirurgiã dentista Ana Carolina de Lima pôde ver isso na prática. Não só pela recorrência da queixa em seu consultório, mas também por fazer parte do grupo que passou a ranger os dentes.
“A pandemia mexeu com todo mundo. Dificilmente alguém saiu ileso, sem nenhum probleminha. Assim, eu comecei a perceber uma ansiedade maior, dificuldade para dormir, sono ruim e apertando muito os dentes, durante o sono e durante o dia.”
Logo depois do início dos sintomas, ela deu início ao tratamento padrão, o mesmo que ofertava aos seus pacientes, mas não ficou satisfeita. “Aquilo sempre me incomodou. Coloca a placa miorrelaxante, mas você não vai tratar a causa.”
“Frequentemente, coloca-se a placa para não quebrar o dente, mas o que faz para a ansiedade, para melhorar a qualidade do sono? Eu não queria começar a tomar remédio para dormir.”
Um tratamento para o bruxismo
Comentou a questão com o irmão, médico endocrinologista, que tinha a resposta na ponta da língua. “Afinal, ele já trabalhava com Cannabis medicinal e me apresentou essa opção. Sempre que há uma novidade, eu tenho o hábito de pesquisar em artigo científico.”
“Entrei no PubMed e comecei a ver que tinha bastante embasamento. Em síntese, vi que não é besteira, não é papo de doidão. Quebrei até alguns paradigmas. Achava que o THC queimava neurônios e quando vai estudar, vê que ele estimula a criação de células novas.”
“Comecei a estudar, fiz um curso e fiquei animada para testar. Já que sou paciente de bruxismo, decidi ver se funcionava de verdade. Foi um espanto para mim, perceber como funcionou rápido.”
“Minha qualidade de sono melhorou absurdamente. Consegui restaurar meus ciclos circadianos. Hoje, acordo com a sensação de descanso, com energia para começar o dia. A ansiedade diminuiu e notei que parei de apertar os dentes durante o dia.”
Benefício para os pacientes
Há cerca de um ano, ela prescreve o tratamento com Cannabis medicinal para o bruxismo. “Eu noto que já tem bastante médico trabalhando com canabinoide, mas os dentistas estão engatinhando ainda. Conheço poucos que trabalham com essa linha.”
“Na Odontologia, você consegue ter excelentes benefícios, não só com bruxismo, mas para dor crônica, para pacientes que têm fobia de ir ao dentista, isso tudo ajuda.
“Fora a parte periodontal, que não é a minha área, mas a gente já sabe de relatos de muita melhora de inflamação gengival. No meu caso, eu decidi focar no bruxismo, com o meu tratamento canabinoide.”
Acesso para todos
A dentista afirma que há cada vez mais opções de acesso ao medicamento canabinoide. “Todas as pessoas deveriam ter acesso a um tratamento incrível e natural. Acho triste a concepção de que uma pessoa sem dinheiro não pode ter acesso.”
“Se um paciente pode pagar por um medicamento importado, eu vou indicar pra ele. Se é um paciente que não tem condição financeira, eu sei também onde indicar para conseguir o tratamento. Isso partiu da minha curiosidade e desejo de ajudar o paciente.”
“É de extrema importância a inserção dos tratamentos com canabinoide. Da mesma forma, é preciso ampliar o alcance para todos os pacientes, de todas as classes sociais. Nós vemos uma sociedade doente, viciada em remédio.”
“Você escuta pacientes relatando que não conseguem parar de tomar medicamentos para dormir, por exemplo, e a gente sabe que esses remédios têm inúmeros efeitos colaterais.”
“Muitas vezes, são medicamentos que causam dependência e a Cannabis é um tratamento natural que, ao contrário do que muitos acreditam, não vicia. Só traz benefícios.”
Barreira do preconceito
“Eu tenho que lidar com muito preconceito de outros colegas, simplesmente por desconhecerem o assunto. Preferem se agarrar no preconceito, com informações arcaicas.”
Em relação a pacientes, isso ocorre também. “Eu trabalho em Copacabana, no Rio de Janeiro, e tenho muito paciente velhinho. No início, na fase de empolgação, que eu queria espalhar a palavra para todo paciente, eu oferecia para todo mundo. Na sua grande maioria, paciente com mais de 60 anos não quer ouvir você falar sobre aquilo.”
“Atualmente, eu só divulgo a informação para aqueles pacientes que estão abertos a conhecer essa maravilha, que é o tratamento odontológico canabinoide.”
Agende sua consulta
A especialista faz parte dos 250 profissionais de saúde prescritores de Cannabis, entre médicos, dentistas e fisioterapeutas, que compõem a plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde.
Acesse agora e encontre o profissional que melhor atenda suas necessidades e agende sua consulta!