Cannabis & Saúde

Deputados aprovam urgência para PL que prevê Cannabis no SUS em SP

Durante votação, Marina Helou emocionou colegas com relato do tratamento da mãe, com câncer, que está tendo qualidade de vida com a Cannabis
Deputada Maria Helou compartilhou o relato da sua mãe, em tratamento contra o câncer

O Congresso de Comissões da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (25) o Projeto de Lei 1180/2019, que prevê o fornecimento gratuito, por meio de política estadual, de remédios à base de Cannabis. A proposta vale tanto na rede pública como privada conveniadas ao SUS em SP.

A aprovação envolve as comissões de Saúde, Finanças, Orçamento e Planejamento, e obteve 21 votos favoráveis e 11 contrários.

A medida está agora em caráter de urgência e visa adequar o tema do uso da Cannabis medicinal aos padrões de saúde pública estadual. O objetivo é auxiliar pacientes portadores de doenças que comprovem a necessidade desses remédios. Um acordo entre os parlamentares prevê que essa proposta seja votada apenas em 2022.

O texto é de autoria dos deputados Caio França (PSB), Erica Malunguinho (PSOL), Patricia Bezerra (PSDB), Marina Helou (Rede) e Sérgio Victor (Novo). No plenário a parlamentar Marina Helou falou sobre a situação de própria mãe, que faz tratamento com um óleo de Cannabis:

“Minha mãe convive com câncer há 17 anos e, nos últimos anos, está com uma metástase bastante agressiva. Não existe mais tratamento e ela apenas faz manejo da qualidade de vida dela. Com o canabidiol ela teve uma melhora significativa nesse sentido de qualidade de vida”, contou.

“Infelizmente ainda é um medicamento bastante caro e que precisa ser judicializado para ser adquirido. A gente tem a chance, neste momento, aqui na Alesp, de facilitar o acesso a esses medicamentos e melhorar a qualidade de vida de tantas outras pessoas. É um avanço para a saúde e para a ciência como um todo!”, desejou a deputada.

Assista a votação do PL no congresso de comissões da Alesp

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email