Em 2021, estudos já haviam identificado o potencial da Cannabis na Odontologia.
Mas a história da Cannabis na área da saúde bucal no Brasil começou oficialmente há um ano, em abril de 2022, quando a Anvisa incluiu a especialidade Odontologia na plataforma de importação de produtos à base da planta.
Foi nesse marco que, oficialmente, os dentistas passaram a prescrever canabinoides para seus pacientes, garantindo o acesso a produtos importados da planta, para o tratamento de diversas condições.
Propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas, analgésicas e antimicrobianas da Cannabis se destacam na Odontologia
Entre as principais condições da Odontologia que podem ser tratadas com Cannabis estão o controle do bruxismo, o controle da dor orofacial, ou DTM, e também condições inflamatórias, dentre elas a própria gengivite, as mucosites e as aftas bucais. Além disso, produtos à base de Cannabis podem garantir menos efeitos colaterais nos pacientes do que alopáticos mais tradicionais.
E também destaca-se o potencial da Cannabis na:
- modulação de processos dolorosos,
- modulação de processos inflamatórios,
- modulação de ansiedade pré-clínica (fobia ao tratamento)
Porém, o mais importante é a modulação de todo o sistema endocanabinoide, que se torna um importante coadjuvante para um sucesso no tratamento Odontológico.
“Através do sistema endocanabinoide, nós conseguimos alcançar os objetivos terapêuticos, juntamente com as terapias já consagradas, dentro do âmbito odontológico. Por exemplo, um paciente tem uma nevralgia do trigêmeo e utiliza diversos fármacos. E muitas vezes sem sucesso. Por exemplo, com a utilização dos fitocanabinoides, você consegue obter melhores resultados. Além disso, muitas vezes, é possível diminuir e até desmamar a utilização de medicações que podem trazer efeitos deletérios a longo prazo”, explica Dr. Guilherme Martins, cirurgião-dentista, que está entre os palestrantes do Odonto Cannabis Summit, o maior evento de Cannabis Medicinal e Odontologia do país.
Essencialmente, as propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas, analgésicas e antimicrobianas da Cannabis se destacam na Odontologia. Assim,entre os canabinoides mais utilizados atualmente estão o Canabidiol, Canabinol e o Canabigerol.
“Os pacientes estão perdendo, quando os dentistas não conhecem a Cannabis. Nós, dentistas, tratamos os sintomas com medicações. Mas, com a Cannabis, podemos tratar as causas. E é essa a grande diferença. Então, é muito importante que nós tenhamos mais colegas e mais profissionais interessados nesta terapêutica. Porque elas podem trazer benefícios para os pacientes”, defende a Dra. Cynthia De Carlo, cirurgiã-dentista e também speaker do Odonto Cannabis Summit.
Apenas 1,5% dos dentistas no Brasil prescrevem Cannabis
Atualmente, estima-se que 1,5% de dentistas do Brasil prescrevem Cannabis para seus pacientes. Embora o número ainda seja tímido, o interesse por parte dos profissionais da área da saúde bucal é crescente. Portanto, o conhecimento da Odontologia canabinoide deve chegar a ainda mais profissionais no país:
“O número de dentistas que utilizam Cannabis nos seus consultórios deve crescer, pois conseguimos substituir muitas medicações alopáticas. Da mesma forma, isso também ocorre em relação a muitos opioides, antidepressivos, ansiolíticos. A Cannabis vem como uma nova terapêutica, sem tantos efeitos colaterais e sem grandes riscos. Assim, a gente consegue entregar para os pacientes uma qualidade de vida perdida. A Cannabis está sendo excelente para as nossas patologias”, destacou Dra. Cynthia.
Odonto Cannabis Summit: dias 8, 9 e 10 de maio, de maneira 100 % virtual
Por consequência, é no fluxo de iniciativas para ampliar a Odontologia canabinoide no Brasil que se realiza o Odonto Cannabis Summit , de maneira gratuita, 100% virtual, e com profissionais já experientes na área da Cannabis medicinal dentro da Odontologia. Os palestrantes irão compartilhar suas estratégias terapêuticas do uso da Cannabis na prática da profissão, desde a prevenção da saúde bucal e tratamentos de condições odontológicas, até a preparação para intervenções cirúrgicas e o pós-operatório.
Inscreva-se aqui no Odonto Cannabis Summit.
“No Odonto Cannabis Summit, vamos falar das patologias que envolvem a terapeutica canábica e como se trata. Ela não é mais a última opção. Vamos falar de DTM, bruxismo, úlceras bucais, Odontologia do sono, periodontite. Todas patologias que podem contar com os óleos da Cannabis e quais tipos de óleo escolher”, destaca Dra. Cynthia.
Neste sentido, Ana Gabriela Baptista, Diretora da Vigo Academy e também palestrante do evento, afirma que o Odonto Cannabis Summit mostra a força da Odontologia na promoção da qualidade de vida dos pacientes, com a perspectiva de novas terapêuticas. “O mercado internacional está em crescente expansão, focando em possibilidades de produtos derivados de Cannabis para uso oral, intraoral, tópicos, além de outras aplicações terapêuticas, como ansiedade pré-procedimento, controle de dor, inflamação e melhora da microbiota oral”, finaliza.
Agende sua consulta com um cirurgião-dentista prescritor de Cannabis
O acesso legal à Cannabis medicinal no Brasil é permitido mediante indicação e prescrição de um profissional de saúde habilitado. Caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com canabinoides, consulte aqui com um profissional com experiência nessa abordagem terapêutica.