Por que 20 de abril é conhecido como o Dia da Maconha?

Todo dia 20 de abril – 04/20 nos Estados Unidos – é celebrado no mundo todo o Dia da Maconha. Ou Pot Day, como é conhecido em outros países. Você sabe por quê?

Existem diversas crenças em torno da escolha do dia 20 de abril como o dia oficial da maconha. A mais famosa é a da década de 1970, de um grupo de estudantes do ensino médio de San Rafael, no estado norte-americano da Califórnia.

No outono de 1971, cinco adolescentes encontraram um mapa desenhado a mão. E, com ele, supostamente chegariam à localização de uma plantação de maconha em Point Reyes, próximo a San Francisco.

Eles resolveram encontrar o “tesouro” e marcaram de se reunir para a expedição as 4h20 da tarde. Nunca encontraram a plantação, mas a hora do encontro passou a ser um ritual e uma senha para a confraria de amigos. E rapidamente se espalhou para outras rodas de amigos, no que poderíamos chamar de ciclo sem fim.

A história foi descrita Steven Hager, ex-editor do jornal High Times, focado em maconha, ao New York Times.

Uma outra crença comum é que 420 era a polícia da Califórnia ou o código penal para a maconha. Mas não há muitas evidências sobre essa teoria.

Há também a versão de que existem 420 compostos químicos ativos na maconha, daí uma conexão óbvia entre a droga e o número. Mas esse número é, na verdade, superior a 500 – sendo mais de 100 canabinoides.

Bom, seja como for, 4:20 se tornou universal símbolo da cultura canábica em todo o mundo. Em países onde o consumo adulto da Cannabis já está legalizado, festas e festivais são amplamente promovidos para celebrar o Dia da Maconha.

Este ano, em função da pandemia provocada pelo coronavírus, a comemoração será diferente. Diversos eventos foram cancelados e convertidos para festas online. Veja alguns.

420 for a Cause

Músicos do Colorado, comediantes e funcionários da indústria de serviços foram devastados financeiramente pelos cancelamentos de eventos e fechamento de restaurantes. É por isso que o 420 for a Cause está concentrando seus esforços em arrecadar dinheiro para organizações que beneficiam as pessoas afetadas pelos efeitos da pandemia. Entre elas, estão a Restaurant Association e o Colorado Comedy Relief Fund.

No festival, marcam presença bandas como The Disco Biscuits, Thievery Corporation, Lotus e Motet. E shows de comediantes como Doug Benson, Beth Stelling, Jonah Ray, entre outros.

4/20 Smoke-in with Snoop Dogg

Não seria um feriado genuíno para celebrar a maconha sem a participação de Snoop Dogg. Em homenagem à estreia digital do aclamado álbum de Dre, The Chronic, disponível pela primeira vez hoje nas plataformas de streaming, o DJ Snoopadelic fará um set na publicação de cannabis do  Instagram de Merry Jane.

HighStream 420 Festival

O Festival Nacional de Cannabis e a Emerald Cup, dois dos maiores eventos anuais da indústria da maconha, uniram forças para organizar uma noite de entretenimento. A ideia é angariar fundos para os esforços de combate ao coronavírus. HighStream 420 Festival inclui apresentações musicais, workshops e painéis interativos no espírito do feriado. Os parceiros de caridade do evento incluem a Crew Nation, um fundo de ajuda para equipes de produção de música ao vivo e as agências de defesa da maconha Drug Policy Alliance e Americans for Safe Access.

 

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email