Durante o evento Hemp Fair Experience Brasília, o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, conversou com a reportagem do portal Cannabis & Saúde e falou sobre o uso da planta no Brasil.
Paulo, um dos autores do PL 399/2015 quando deputado, participou do painel Regulamentações e Legislações: o Poder Público está pronto para orientar os mercados da Cannabis no Brasil? junto com representantes da Anvisa, Ministério da Agricultura e Conselho Federal de Medicina Veterinária.
PL 399 e o cultivo de Cannabis no Brasil
Com estados e municípios aprovando regras para a distribuição gratuita de produtos com Cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais pacientes vão passar a se tratar com a planta e a demanda por esses itens vai aumentar significativamente. De acordo com o ministro Paulo Teixeira, a produção local seria menos onerosa aos cofres públicos.
“A Cannabis medicinal tem uma gama de aplicações à saúde do povo brasileiro. O povo brasileiro está precisando e hoje os termos que estão colocados não são adequados para o fornecimento para o SUS.
Acho que o Sistema Único de Saúde vai adotar, o problema é o custo. E é por isso que o 399 pretende baixar o custo para produção dos medicamentos a base de Cannabis.”
O Projeto de Lei 399/2015 propõe o cultivo, processamento e manipulação da Cannabis em solo brasileiro para uso medicinal. Paulo Teixeira está otimista com a aprovação do PL em breve. E, consequentemente, que a medida desenvolva o setor no Brasil, junto com as associações de pacientes que já existem.
“Então, nós precisamos produzir aqui, plantar aqui, extrair o óleo aqui, testar o óleo aqui e desenvolver uma indústria também. Mas ao mesmo tempo, a medicina canábica é importante no nosso país e reconhecer que as associações dos pacientes têm sido fundamentais também no desenvolvimento dessa matéria.”
Confira a entrevista completa do Ministro Paulo Teixeira:
Desenvolvimento agrário e Cannabis combinam
No início do mandato como Ministro, em janeiro de 2023, Paulo Teixeira afirmou que não pretendia tratar sobre Cannabis no seu novo ministério e que a prioridade seria acabar com a fome. No entanto, o político mudou seu posicionamento. Agora, ele entende que o cultivo da planta em solo brasileiro tem potencial no combate à fome, geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável.
Você pode ver o material que preparamos sobre o Projeto de Lei 399/2015 nesse link. Porém, você não precisa esperar se quiser começar agora um tratamento com Cannabis. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um dos nossos médicos prescritores e iniciar agora o uso medicinal de canabinoides.