O primeiro Museu da Cannabis do Brasil será em João Pessoa, na Paraíba. A iniciativa do museu é da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança, a Abrace.
O espaço que abrigará o Museu será no Parque Solon de Lucena, Centro de João Pessoa. “A Cannabis agora tem o seu lugar. Antes não tínhamos. A gente não tinha uma referência, um espaço que pudesse abrigar a história registrada. A história escrita. E pronta para servir a quem quiser ver”, celebra Cassiano Gomes, Diretor e Fundador da ABRACE, com quem conversamos com exclusividade sobre a novidade.
Cannabis agora terá espaço físico
A previsão de inauguração é para o mês de setembro. Porém devido às licenças o prazo pode se estender um pouco. Mas Cassiano já está com a agenda cheia de entrevistas sobre o espaço. Hoje conversamos enquanto ele se deslocava para mais entrevistas sobre o Museu na Paraíba.
“A Abrace tinha um museu pequeno na sede antiga e que não cabia 10 pessoas e mesmo assim a gente chegou a receber 80 estudantes. Então agora a gente vai ter mais espaço e a gente vai poder trabalhar mais a questão da mídia. A gente vai ter espaço até mesmo para uma palestra. Será maravilhoso e muito bem-vindo!”, destaca.
A sede do museu será na antiga casa onde morou o ex-governador José Maranhão, que faleceu em 2021. A Abrace já alugava o imóvel para uso da própria organização.
É o momento da Cannabis no Brasil
O crescente número de pacientes que realizam tratamentos com Cannabis no Brasil e o reconhecimento científico da planta como um poderoso medicamento são elementos que colaboram e impulsionam a abertura do espaço:
“O Museu Brasileiro de Cannabis vem na melhor hora. A hora que a Cannabis agora tem sido o assunto do dia, o assunto mais comentado. E a quantidade de medicamentos lançados. Tudo isso corrobora com um momento único onde a Cannabis ganha de presente esse museu. E já é tarde, né?”
Educação, cidadania e questões sociais
“As expectativas para o Museu são as melhores. Devido a relevância do assunto, agora ele ganha um espaço físico. Onde a gente pode resgatar a questão histórica da Cannabis, a gente pode resgatar a questão bibliográfica, tem muitos livros a respeito do tema. A gente pode também resgatar questões sociais, de cidadania e educativa”, explica Cassiano.
Neste sentido, a Abrace já conta com quadros educativos sobre a Cannabis, origem e usos da planta. Nas fotos desta matéria estão registradas visitas à sede da Abrace em 2018, ano em que nasceu a ideia de um Museu maior. Iniciativa que irá se concretizar como pioneira no Brasil.
Conheça a Abrace
A Abrace é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo, não apenas de dar apoio às famílias que precisam de um tratamento com a Cannabis Medicinal, como também de apoiar pesquisas sobre o uso da planta.