Aconteceu na noite da última quarta-feira a live “Cannabis no tratamento de fibromialgia” com a Dra. Juliana Sudário. Médica que teve sua vida transformada pela Cannabis após sofrer muito com a fibromialgia.
Compartilhar experiências de vida traz a possibilidade real de transformar e tocar outras vidas. Sabendo disso, a Dra. Juliana traz como um propósito falar abertamente sobre os benefícios da planta no tratamento da fibromialgia.
1. O relato da Dra. Juliana: Além de médica, uma paciente com fibromialgia que teve a vida transformada com a Cannabis
“Hoje eu consigo falar sem me emocionar. Há alguns anos comecei a ter dores e já era médica, mas não tinha noção do que era a fibromialgia. Sentia muita dor no corpo e não consegui dormir. Por um mês dormi trinta minutos por noite. Pensei em me matar. E foi aí que tive uma conversa com Deus, queria entender o propósito que minha vida tinha. No outro dia fui em um médico que me passou alopáticos e eu consegui dormir por 7 horas. Só depois descobri a Cannabis. E quando descobri foi quando as dores foram realmente desaparecendo e minha cabeça se abriu para um novo significado e eu entendi um pouco este propósito. minha missão é falar abertamenta da Cannabis e seu potencial para tratar a dor”, relatou logo no início da live.
Veja a live na íntegra com a Dra. Juliana
2. Fazer exercícios físicos é fundamental no tratamento da fibromialgia
“Fazer exercícios, terapia e meditação. Primeiramente temos que entender que nosso corpo ao envelhecer perde músculo e mobilidade articular. E temos que entender que um músculo mais fraco tem mais probabilidade de ficar fraco. O paciente com fibromialgia já tem mais dificuldade e ele não pode ter menos músculos que nenhum outro ser humano, precisa ter mais para sustentar mais este músculo. Pois quanto mais massa este paciente tiver, mais resistência para dor ele terá. Então o exercício físico é fundamental”.
3. Começa na mente e depois se torna físico: a relação entre a fibromialgia e a saúde mental
“Sem sombra de dúvidas tem um fator emocional amplo relacionado. E digo isso não apenas pela minha experiência, mas pelas minhas pacientes. As sensações e sentimentos não digeridos estão relacionados com a fibromialgia”, explicou sobre como a condição pode ser desenvolvida pelo fato da saúde mental não estar em dia.
4. THC, CBD e CBG são os principais fitocanabinoides utilizados no tratamento da fibromialgia
“Para a fibromialgia usamos todos os fitocanabinoides e precisamos um pouco mais do THC. Mas tem CBD, THC e CBG, a gente precisa de todos os fitocanabinoides. Temos mais de 100 patologias que a Cannabis pode tratar. Um paciente passou comigo para tratar a psoríase. E um mês depois do tratamento começar ele me contou que não ia fazer uma cirurgia do cotovelo que tinha marcada. Ou seja, houve uma melhora acentuada dos sintomas e evitamos um outro problema. Então em diversas situações vou tratar a depressão e melhoro a enxaqueca do paciente. A Cannabis me surpreende. Por isso que falo: não tem como não me apaixonar pelo tratamento com Cannabis”.
Por fim, a Dra. Juliana destacou a importância dos médicos que ainda não prescrevem Cannabis se atualizarem. “Médicos que ainda não atuam com Cannabis estão ficando de fora, sinto muito. Pois a medicina está mudando e a gente precisa olhar para a Cannabis que é uma substância com muito potencial. E a gente precisa de um olhar integrativo para os pacientes”, finalizou.