Dia do Veterinário: LIVE abordou uso da Cannabis 

Quatro profissionais que pesquisam e prescrevem canabinoides para animais de estimação responderam dúvidas de tutores e outros veterinários
cannabis veterinaria

No dia 9 de Setembro de 1933, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto 23.133, que regulamentou a Medicina Veterinária no Brasil. Desde então, este é conhecido como o Dia Nacional do Médico Veterinário!

Em comemoração à data, o portal Cannabis & Saúde tem um recado importante!

Ebook: "30 patologias que podem ser tratadas com o canabidiol"

Conheça o CBD e todo seu potencial para o tratamento de 30 doenças e transtornos.

O seu pet fica ansioso quando vai andar de carro? Seu cão tem pavor de fogos de artifícios? Seu gato tem medo de entrar na caixa de transporte quando vai ao veterinário? Ou seu pet sofre de dores, convulsões, artrite, falta de apetite ou doenças graves como o câncer?

Sabia que a Cannabis de uso medicinal pode ser uma alternativa segura e não tóxica para bem-estar e tratamento dos seus bichinhos? 

Nós, humanos, não somos os únicos a se beneficiar com o uso medicinal da Cannabis. A ciência já comprovou que assim como nós, a grande maioria dos animais vertebrados também apresenta o Sistema Endocanabinoide, que é o sistema que produz e sintetiza os canabinoides.

E para quem ainda não sabe, o Sistema Endocanabionoide funciona em nosso corpo, e também no dos animais, como um sistema regulatório. Neste sistema encontramos os receptores canabinoides que quando entram em contato – por meio da corrente sanguínea – com os canabinoides (que são os compostos da planta Cannabis), estimulam o sistema nervoso central e periférico promovendo a homeostase, que é o equilíbrio das funções corporais.

Há registro sobre o uso de Cannabis em animais desde de 1800, e não é para menos, suas propriedades terapêuticas antioxidantes, anticancerigenas, anticonvulsivantes, antiinflamatórias, analgésicas e  ansiolíticas, podem ser benéficas para uma variedade de doenças e transtornos na clínica veterinária.

E para explicar melhor sobre tudo isso e também contar sobre suas experiências com a Cannabis na prática clínica veterinária, o portal Cannabis & Saúde realizou uma live especial com os veterinários Dr. Erik Amazonas, um dos precursores e maiores especialistas do Brasil neste assunto, a Dra Aline Goulart, coordenadora GT VET da Abicann, e o Dr Edilson Meisen e a Dra Barbara Gaedtke, que são veterinários da VET HEMP. 

Assista a LIVE na íntegra

Sobre os Convidados

▪️ Dr. Erik Amazonas
Médico Veterinário e pesquisador pioneiro sobre o uso da Cannabis na saúde animal. Tem vasta produção científica sobre sistema endocanabinoide. Coordena o curso de Medicina Veterinária da UFSC, onde é professor de endocanabinologia, a primeira disciplina sobre Cannabis Veterinária no Brasil. É Doutor em Genética pela UFPE e Mestre em Ciência Animal pela USP.

▪️ Dra. Aline Goulart
Coordenadora do GT VET da Abicann. Vice Presidente da Associação Canabica Santa Erva. Membro Pesquisadora da RED Cannabis Medicinal Veterinária Colombia. Pós Graduada em Cannabis Medicinal -Unyleya – 2021. Mestre em Reiki – 2019. Pós Graduada em Diagnósticos por imagens – Qualittas – 2016. Graduada em Med Veterinária UNIFEOB – 2004.

▪️ Dr. Edilson Meisen
Médico Veterinário formado pela  Unifacvest, em Lages SC ano de 2018. Veterinário Clínico geral de animais silvestres/exóticos e anestesiologia de pequenos animais e animais exóticos. Prescritor de Cannabis Medicinal.

▪️ Dra Barbara Gaetdtke
Médica Veterinária formada pelo IFC – Araquari/SC Ano de 2017. Trabalha como clínica geral de cães e gatos. E nutrologia de pequenos animais. Prescritora de Cannabis Medicinal.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email