A Câmara Municipal de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, aprovou no dia 17 de outubro um Projeto de Lei sobre o fornecimento de medicamentos com Cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após a aprovação pelos vereadores, o projeto segue para a sanção do prefeito Cícero Lucena.
Um dos pontos centrais do PLO 1489/23, de autoria do vereador Junio Leandro, é estabelecer uma política municipal abrangente para o uso medicinal da Cannabis. Para isso, as clínicas públicas e privadas, vinculadas ao SUS na cidade, distribuiriam gratuitamente os medicamentos com a planta, seguindo regras estabelecidas pelo Projeto de Lei.
Nesse sentido, as regras não se diferenciam muito de outras leis e projetos de lei estaduais e municipais em vigor ou em tramitação no país. As exigências incluem prescrição e laudo médicos, acompanhamento profissional e residir nos limites territoriais do município.
Além disso, o PL contempla produtos que contenham canabidiol (CBD), delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) e outros componentes da planta. Para isso, é fundamental que o medicamento seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Fornecimento gratuito
No Plenário, o autor do projeto sobre Cannabis no SUS, Junio Leandro, celebrou a aprovação do texto e afirmou que “João Pessoa está tendo a oportunidade de marcar a história. O projeto visa trazer uma política de distribuição e conscientização”.
Além do PL em João Pessoa, o estado da Paraíba já possui uma lei estadual em vigor, sobre a distribuição de Cannabis pelo SUS. No entanto, ao menos por enquanto, não começou a distribuição dos produtos para os pacientes. As leis estadual e municipal têm potencial para ajudar muitas famílias que não possuem recursos financeiros para custear o tratamento, uma vez que mais da metade da população do estado vive abaixo da linha da pobreza.
Você pode ler o texto completo do PLO 1489/23 acessando esse link.
João Pessoa e a Paraíba na história da Cannabis
O estado da Paraíba, assim como a capital João Pessoa, tem papel de destaque, quando falamos do uso medicinal da Cannabis no Brasil. Uma das maiores associações de pacientes do país fica no estado, a Associação Brasileia de Apoio Cannabis Esperança (Abrace). Ela conquistou, recentemente, o direito definitivo para cultivar a planta para produzir o medicamentos de seus mais de 40 mil associados.
Também na cidade de João Pessoa fica o Museu Brasileiro da Cannabis, iniciativa da Abrace que reúne itens, imagens, fotografias e textos sobre a história da planta no país.
Aqui no portal Cannabis & Saúde, você fica por dentro da evolução das leis sobre a planta nos níveis federal, estadual e municipal. Confira também o nosso mapa interativo, que mostra as leis estaduais sobre o fornecimento de Cannabis pelo SUS.
Por outro lado, se você deseja iniciar imediatamente um tratamento com a planta, está no lugar certo. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um dos nossos profissionais da saúde. São mais de 250 opções para você escolher, entre várias especialidades, todos eles com o preparo necessário para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já a sua consulta!