Inalador de Cannabis melhora a qualidade de vida de 92% dos pacientes

Inalador de Cannabis

Estudo com pacientes com condições crônicas demonstrou redução da dor a longo prazo entre usuários do inalador de Cannabis

Enquanto no Brasil, sem uma regulamentação específica, muitos pacientes têm dificuldades de ter acesso ao óleo de Cannabis medicinal, em países com a legislação mais avançada sobre o tema a indústria farmacêutica desenvolve maneiras de aumentar a eficácia dos medicamentos com a necessidade de doses menores.

É o caso do The Syqe Inhaler, desenvolvido em Israel. É um inalador que aquece a Cannabis de grau médico a uma temperatura abaixo da combustão e aciona controles térmicos e de fluxo de ar automáticos que garantem a entrega precisa e de alta eficiência da Cannabis medicinal por meio de um aerossol direto nos pulmões do paciente.

Para testar a eficácia do inalador, uma pesquisa clínica testou os benefícios e efeitos colaterais do uso da Cannabis medicinal administrada com o auxílio do dispositivo em um grupo de pacientes com neuropatia e outras condições crônicas. Os resultados foram publicados recentemente na revista Pain Reports.

Estudo do inalador de Cannabis

Os pacientes foram monitorados pelo programa de apoio ao paciente da Syqe. O Δ9 THC serviu como marcador de dosagem para Cannabis medicinal de espectro completo. A intensidade da dor foi avaliada usando uma escala numérica de dor (NPS) desde o início até 120 dias após o início do tratamento. A mudança na qualidade de vida da linha de base foi avaliada. Os eventos adversos  foram acompanhados continuamente por 15 meses.

O uso do inalador por um período de vários meses foi associado a escores de dor reduzidos e melhorias na qualidade de vida dos pacientes. Alguns pacientes relataram efeitos colaterais leves (tipicamente tontura e sonolência) no início do estudo, mas poucos participantes continuaram a relatar esses efeitos durante todo o estudo.

Dos 143 pacientes incluídos na análise, a maioria (72%) foi diagnosticada com dor neuropática crônica. Foi observada redução significativa da dor, variando de 22,8% na população com intenção de tratar a 28,4% na população que relatou intensidade de dor. Noventa e dois por cento dos pacientes relataram melhora da qualidade de vida.

Os eventos adversos foram relatados principalmente durante a fase de titulação (34% dos pacientes) e diminuíram para menos de 4% em 3 a 15 meses. Apenas 7% dos pacientes relataram EAs psicoativos (ansiedade e inquietação).

Conclusão

“O tratamento de cannabis medicinal com o Syqe Inhaler demonstrou redução geral da dor a longo prazo, melhora da qualidade de vida e efeito poupador de opioides em uma coorte de pacientes com dor crônica, usando apenas um fração da quantidade de Cannabis medicinal em comparação com outros modos de entrega por inalação”, concluíram os pesquisadores.

“Esses resultados foram acompanhados por uma menor taxa de eventos adversos e quase nenhum relato durante um acompanhamento de longo prazo em estado estacionário.”

Diversos estudos e relatos clínicos já haviam demonstrado a eficiência da Cannabis no tratamento de dor crônica. O diferencial do inalador é proporcionar uma resposta mais rápida quando em comparação à ingestão do óleo de Cannabis e demandar doses mais baixas.

Agende sua consulta

Pacientes com alguma condição crônica que busca um medicamento que melhore a qualidade de vida, pode marcar agora mesmo uma consulta com um médico prescritor e dar início ao tratamento canabinoide.

Para isso, basta acessar a plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde e escolher um entre os quase 200 médicos especialistas. Acesse agora e agende sua consulta.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email