Uma Frente Parlamentar em defesa da Cannabis surgiu no Rio Grande do Sul. De antemão, o lançamento da iniciativa contou com a presença de gaúchos envolvidos na pauta canabinoide, como a advogada Bianca Uequed, autora do primeiro Habeas Corpus para cultivo da Cannabis Medicinal no estado.
Dessa forma, a Frente nasceu por iniciativa do gabinete do deputado Leonel Radde (PT). Em outras palavras, ela pretende promover um amplo debate sobre a importância de investir em pesquisa, fabricação e distribuição de medicamentos à base de Cannabis. Isso pelo sistema público de saúde, o SUS, no RS.
Frente Parlamentar e a importância de romper preconceitos sobre a Cannabis
Primeiramente, para Radde, é imprescindível romper com preconceitos sobre a planta: “Estamos comprometidos em lutar pelos direitos dos pacientes e em promover o acesso seguro e regulamentado a essa importante alternativa terapêutica. Acreditamos no poder transformador da Cannabis Medicinal e no alívio que ela pode proporcionar para milhares de pessoas”, disse o deputado.
O lançamento da Frente Parlamentar em defesa da Cannabis aconteceu na mesma semana em que foi mantido, pelos vereadores da capital gaúcha, o veto do prefeito Sebastião Melo ao projeto de lei que pretendia criar o Projeto de Promoção e Incentivo a Pesquisas sobre o Desenvolvimento e os Usos de Cannabis. O PL também era de autoria do Radde. O político foi integrante da Bancada da Cannabis durante as eleições.
Agende sua consulta
O primeiro passo para começar um tratamento com canabinoides no Brasil é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra cerca de 250 médicos prescritores, com diversas especialidades.