Uma enquete realizada no mês de julho pelo Poderdata, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, mostrou que 54% dos brasileiros é a favor da regulamentação do uso medicinal da Cannabis, 37% é contra e 9% não sabe. Essa é a segunda vez que a pesquisa é realizada pelo instituição e demonstrou queda no número de pessoas favoráveis à planta.
Mesmo com a publicação de informações falsas sobre a Cannabis pelo Ministério da Saúde, posicionamentos mal embasados da Associação Brasileira de Psiquiatria e informações confusas do Conselho Federal de Medicina, a maioria da população brasileira segue sendo a favor do uso medicinal da Cannabis.
Na outra enquete, realizada em janeiro do mesmo ano, a aprovação era de 61% contra 26% de reprovação.
Além disso, os dados da pesquisa também mostram outras tendências quanto à aprovação do uso medicinal da Cannabis.
- A Cannabis tem mais aprovação entre pessoas mais jovens;
- Quanto maior a escolaridade, maior a aprovação ao uso medicinal da Cannabis;
- A aprovação é ligeiramente maior conforme a renda familiar, quanto maior a renda, maior a aprovação;
- A aprovação é ligeiramente maior entre homens do que entre mulheres;
- Nas regiões Centro-Oeste e Norte a aprovação é menor do que nas demais regiões do país.
Enquetes em outros lugares do mundo
Atualmente, pesquisas desse tipo são feitas em outras partes do mundo também e encontram resultados similares. Recentemente, em uma enquete feita em abril de 2022 em oito países da Europa Ocidental mostrou que 55% dos participantes são favoráveis ao uso medicinal da Cannabis.
Já nos EUA, 45% acham que a Cannabis deve ser legal em todo o país, enquanto 21% acham que cada estado deve decidir e 20% são contrárias a qualquer uso da planta. O caso estadunidense é peculiar por conta da autonomia que os estados da federação possuem para legislar sobre o tema.
Europa Ocidental e EUA são as regiões que mais coletam dados sobre o uso medicinal da Cannabis na sua população. Do mesmo modo, são também territórios que estão estudando a forma mais adequada de regulamentar os usos dos canabinoides.
Aqui no Brasil, o uso medicinal da Cannabis é possível desde que seja acompanhado de um profissional da saúde. Aqui, na nossa plataforma de agendamentos, você pode encontrar vários médicos de várias especialidades que podem te orientar na escolha do medicamento e acompanhar o tratamento.