“Sistema endocanabinoide é amplamente expresso no intestino” explica Dra. Andréa

eixo-intestino-cerebro

Você sabia que cuidar da saúde intestinal é fundamental também para a saúde mental? E que cuidar do intestino pode beneficiar o seu humor? A fascinante relação entre intestino e cérebro é um conceito que está cada vez ganhando mais espaço e pesquisas. Desse modo, fomos investigar como o sistema endocanidoide, que temos no nosso corpo, atua no eixo intestino cérebro. E para isso, conversamos com exclusividade com a Dra. Andréa Toledo, que trabalha saúde mental com uma abordagem integrativa.

 

Recentemente aconteceu no Brasil o congresso Gut Brain, reunindo cientistas, médicos de diferentes especialidades, e profissionais da área da saúde para tratar sobre o conceito eixo intestino cérebro. “Este congresso foi excelente e muito importante para modificar a forma como entendemos hoje o processo de saúde doença. Falta muito ainda para a ciência entender todo esse mecanismo complexo, que é o eixo intestino cérebro”, indica a Dra. Andréa que participou do evento.

Humor, comportamento e nosso intestino

Como já dizia Hipócrates o pai da Medicina: toda doença começa no intestino. Principalmente quando a gente fala de saúde mental,  sabe-se que existe uma relação direta e bidirecional entre intestino e cérebro. E indo mais a fundo nesse tema, explorando a microbiota intestinal, ou seja, os microrganismos que participam do nosso intestino. Hoje a ciência mostra que esses microrganismos exercem um papel importante na regulação do nosso humor e do nosso comportamento”, explica Dra. Andréa.

eixo-intestino-cerebro

O que é o conceito “eixo cérebro intestino” 

O conceito conhecido como “eixo cérebro intestino” é um sistema vital para o equilíbrio do corpo humano. Segundo diferentes estudos, tornou-se evidente que a microbiota intestinal pode influenciar o funcionamento do eixo cérebro intestino e alterar funções cerebrais e o comportamento humano. 

eixo-intestino-cerebro

Desequilíbrio pode causar ansiedade e depressão

Já se sabe que as alterações da microbiota intestinal podem ser o gatilho para o desenvolvimento de condições como obesidade, síndrome metabólica, dor crônica, síndrome do intestino irritável, depressão, ansiedade e demências. 

“Em termos práticos um desequilíbrio nessa microbiota provocado, por exemplo, pelo stress crônico ou por uma alimentação inadequada, ou entre outros fatores, leva a uma redução na quantidade dessas bactérias benéficas. E isso gera um estado pró-inflamatório. Gera uma neuro-inflamação. Consequentemente, doenças como ansiedade e depressão”, esclarece Dra. Andréa.

A psiquiatra também enfatiza que é fundamental não apenas atuar em doenças já instaladas causadas pelo desequilíbrio no intestino : “É importante prevenir. Com mudanças de hábitos de vida”.

eixo-intestino-cerebro

A função do sistema endocanabinoide

O sistema endocanabinoide é um importante sistema regulatório do nosso corpo. Justamente gerando equilíbrio em praticamente todos os processos fisiológicos no corpo humano.

Sistema endocanabinoide e o eixo intestino cérebro

“Os canabinoides exercem uma importante função na regulação dessa inflamação intestinal. Isto porque o sistema endocanabinoide é amplamente expresso no nosso intestino. E hoje se entende que o tratamento em saúde mental é muito amplo. Então ele se compõe principalmente de mudanças no estilo de vida, intervenções alimentares e gerenciamento do stress, práticas de relaxamento, meditação, uso de probióticos em algumas situações e a terapia canabinoide. São estratégias terapêuticas muito importantes para modular todo esse eixo e ter um bom resultado terapêutico”, destaca Andréa.

Cannabis para a qualidade de vida

Já está comprovado que a Cannabis oferece vantagens importantes no tratamento de uma série de doenças. A planta é eficaz no enfrentamento da ansiedade e da insônia, por conter potentes propriedades anti-inflamatórias e ansiolíticas.

Os efeitos da Cannabis sobre as pessoas dependem da dosagem, da absorção e também da qualidade do medicamento. Grande parte dos extratos de Cannabis administrados em doses comuns promove relaxamento e, consequentemente, a redução de crises e transtornos de ansiedade.

Conheça médicos que tratam ansiedade com Cannabis medicinal e agende uma consulta: CLIQUE AQUI.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email