“A Cannabis está sendo discutida a partir de uma premissa que tem que ser revertida”. Definitivamente, a utilização da Cannabis é uma alternativa importante no arsenal da atividade médica assistencial. Dessa forma, “já deveríamos estar um passo à frente, um pouco mais avançados”, afirmou Dr. Claudio Luiz Lottenberg, com exclusividade para o Portal Cannabis & Saúde. A conversa aconteceu durante o Medical Cannabis Fair, após Lottemberg assumir como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável do Brasil.
A nomeação do Dr. Lottenberg no “Conselhão” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconteceu na tarde de ontem. Na verdade, esse é o resultado de uma trajetória focada no setor de Saúde e no interesse profundo pelo desenvolvimento do país. Além de presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Dr. Lottemberg co-fundou recentemente a Endogen, maior healthtech de Cannabis medicinal do Brasil.
Conheça os avanços defendidos por Dr. Lottenberg na área da Cannabis
Entre os pontos de mudança que o Dr. Lottenberg defende está a distribuição dos produtos no país, via SUS, de maneira mais fluida. E está seria uma das frentes de trabalho na área da Cannabis. Para ele, o que acontece atualmente é uma “burocratização”.
“Medicamentos de alto custo são tratamentos que exigem centenas de milhares de reais para uma única aplicação, o que não é o caso da Cannabis. Estamos burocratizando. Portanto, precisamos reverter essa cultura. De fato, estamos trabalhando para isso”, destacou.
Além disso, Dr. Lottenberg também revela um interesse nos resultados sociais e econômicos que possíveis avanços em outras áreas do setor da Cannabis poderiam gerar para o Brasil. Esse é o caso do cânhamo.
“O cânhamo traz uma oportunidade muito grande para a indústria. Por exemplo, sua utilização para tecidos. Aqui, é uma questão de empregabilidade e quantos desdobramentos a matéria-prima pode ter”, destacou.
246 integrantes no Conselho de Lula
Para o Dr. Lottenberg, o Conselho é uma maneira de o Governo Federal inserir a sociedade civil em debates importantes. Ainda sobre isso, destacou a pluralidade que o grupo apresenta.
“O grupo é formado por pessoas que não têm vinculação partidária, que não têm uma orientação política, necessariamente, no sentido do exercício de um cargo público. No entanto, são pessoas que se interessam pelo país. E a minha vontade é de colaborar com uma série de assuntos que são do meu interesse, na atividade da saúde e também dentro da vida comunitária”, finalizou.
Entre os integrantes do grupo do Conselhão do Governo estão nomes que também irão olhar para a questão da Cannabis no Brasil, como Viviane Sedola, nomeada com exclusividade para tratar a pauta, e Patricia Villela Marino, presidente do Instituto Humanitas360.
Veja a entrevista que a jornalista Manuela Borges realizou com Dr. Lottenberg: