O uso diário de produtos à base de Cannabis está associado à melhora dos sintomas em pacientes com doença inflamatória intestinal, especificamente doença de Crohn ou colite ulcerativa. A melhora dos sintomas foi identificada em um estudo realizado na Inglaterra chamado The effect of medical cannabis in inflammatory bowel disease: analysis from the UK Medical Cannabis Registry .
Cannabis para Doença de Crohn ou colite ulcerativa: entenda o estudo inglês
Essencialmente os investigadores britânicos avaliaram a segurança e a eficácia dos produtos de Cannabis em 76 pacientes diagnosticados com doença de Crohn ou colite ulcerativa.
Os participantes da pesquisa tinham prescrição médica, registro no UK Cannabis Medicinal e consumiram óleos de cannabis, flores com predominância de THC ou ambos por um período de três meses.
Os autores relataram que o início da terapia com medicamentos à base de Cannabis foi associado a uma melhora na qualidade de vida de curto prazo dos pacientes. “Melhorias estatisticamente significativas foram observadas em resultados específicos e gerais de qualidade de vida para pessoas com doença inflamatória intestinal em 1 e 3 meses após o início do tratamento”, informa o estudo.
Doença de Crohn: o que é?
A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo.
Nesse caso, as infecções podem ocorrer em qualquer parte dele. Ou seja, desde a boca até o ânus.
Até hoje, não foi identificada a causa exata da doença de Crohn. Sabe-se apenas que medicamentos podem reduzir a inflamação e controlar os sintomas.
Como as origens são desconhecidas, os especialistas acreditam que um dos principais motivos dessa enfermidade está na desregulação do sistema imunológico, que é o responsável pela defesa do organismo.
Agende sua consulta
Se você sofre de doença de Crohn ou colite ulcerativa e quer contar com a ajuda da Cannabis no seu tratamento, aqui na nossa plataforma de agendamentos você pode marcar uma consulta com um dos mais de 200 médicos prescritores.