Evitar e ter muita atenção em relação a reinfecções por Covid-19 é fundamental para a saúde.
O primeiro estudo sobre os riscos à saúde após reinfecção de Covid-19 é um alerta: positivar repetidamente de Covid-19 pode aumentar as chances de uma pessoa enfrentar problemas de saúde novos e muitas vezes duradouros.
Reinfecções por Covid-19 podem aumentar a probabilidade de novos problemas de saúde
O estudo descobriu que, em comparação com aqueles com apenas uma infecção por Covid-19, pessoas com duas ou mais infecções documentadas tinham mais que o dobro do risco de morrer e três vezes o risco de ser hospitalizado dentro de seis meses de sua última infecção. além disso, estes pacientes também apresentaram maiores riscos de:
- Problemas pulmonares e cardíacos.
- Fadiga.
- Distúrbios digestivos e renais.
- Diabetes.
- Problemas neurológicos.
A variante BA.5 pode escapar de anticorpos gerados por vacinas e infecções anteriores, deixando muitas pessoas vulneráveis à reinfecção.
Dr. Ziyad Al-Aly, epidemiologista clínico da Universidade de Washington em St. Louis, liderou a pesquisa e afirmou que sua percepção mudou em relação às reinfecções: “Fizemos uma pergunta simples: se você pegou Covid antes e agora está em sua segunda infecção, isso realmente aumenta o risco? E a resposta simples é que aumenta”.
Variante BA.5 da Omicron
A Rede Genômica Fiocruz já havia divulgado que a variante BA.5 da Omnicron tem características genômicas que podem levar a uma maior transmissibilidade viral. Justamente este novo estudo é publicado durante a atual onda de variantes de coronavírus, principalmente o BA.5 da Omicron. Na última semana, a variante BA.5 causou cerca de 54% dos casos nos Estados Unidos.
Casos sobem mais de 40% nas duas últimas semanas no Brasil
Aqui no Brasil há o registro de um aumento acentuado de casos desde o fim de maio. O avanço das novas linhagens da Ômicron tem elevado também os relatos de reinfecção.
Como se proteger?
As medidas de proteção não são novidades para ninguém. Porém sempre é importante lembrar algumas ações que você deve ter no dia a dia para se manter protegido:
- Lavar as mãos;
- Use máscaras de proteção adequadamente.
- Evitar grandes multidões.
- Nunca tocar seu rosto com as mãos sujas.
Covid longa: Cannabis é a grande aliada no tratamento
Já abordamos aqui nesta live do portal Cannabis & Saúde o potencial da Cannabis medicinal no tratamento dos sintomas da COVID longa. A neurologista e neurofisiologista Marcela Agostinho explicou quais são e como são causados os sintomas que persistem após o organismo já ter se livrado da infecção viral.
A médica também explicou qual a relação do sistema endocanabinoide com o vírus e confirmou que a Cannabis medicinal é indicada e tem apresentado boa resposta contra os sintomas, que vão de cansaço à dor crônica.
Se você deseja dar início ao tratamento com Cannabis medicinal, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde você encontra mais de 200 médicos com diversas especialidades preparados para acompanhar todo o seu tratamento canabinoide.