Pesquisadores de instituições israelenses lançaram três ensaios clínicos que utilizam as propriedades anti-inflamatórias do canabidiol como suplemento potencial para o tratamento da doença provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19). A substância seria usada sozinha ou combinada com esteroides.
Os cientistas lançaram três ensaios clínicos para apurar se as propriedades anti-inflamatórias do canabidiol (CBD) podem desempenhar um papel efetivo na interrupção ou lentidão da doença provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Estudos anteriores já mostraram que o medicamento pode ajudar a regular o sistema imunológico do corpo e reduzir inflamações.
O primeiro ensaio clínico consiste em “injetar” CBD no organismo do paciente através de exossomas. Exossomas são pequenas estruturas celulares, que atravessam com facilidade a membrana das células. Eles podem ser direcionados para células específicas funcionando como mísseis. Os cientistas irão utilizar exossomas carregados de canabidiol para que eles atinjam órgãos celulares danificados pelo COVID-19.
À medida que o vírus atacar o sistema respiratório dos pacientes, eles receberão estes exossomas através de um dispositivo de inalação. Os pesquisadores acreditam que a ação da sustância da Cannabis nas células danificadas pode diminuir a inflamação, auxiliando no tratamento da doença. O primeiro ensaio clínico conta com a colaboração da InnoCan Pharma e da Universidade de Tel Aviv, anunciada na semana passada.
O segundo ensaio clínico ocorrerá nas próximas semanas e inclui 10 pacientes que estão atualmente em tratamento no Rabin Medical Center de Israel. Os médicos combinarão esteroides tradicionais e CBD, pois acreditam que este aumentará o potencial terapêutico dos esteroides. O estudo, conduzido pela Stero Biotechs em colaboração com a Mor Research Application, já tem planos de expandir o tratamento para mais 40 pacientes, caso seja bem-sucedido.
O terceiro estudo, lançado pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, investigará se as propriedades anti-inflamatórias do canabidiol podem diminuir os sintomas respiratórios de pacientes com COVID-19 moderada.
Pesquisadores canadenses também anunciaram intenções de estudar qual o papel da Cannabis no tratamento da doença causada . Eles também acreditam que as propriedades anti-inflamatórias da maconha podem fornecer um papel crucial.
Procurando por um médico prescritor de cannabis medicinal? Clique aqui temos grandes nomes da medicina canabinoide para indicar.