Prática de esportes causa efeitos semelhantes ao da Cannabis no organismo

Cópia de cbd no esporte (8)

Todo mundo sabe que praticar atividade física faz bem para o corpo, mas agora pesquisadores descobriram que é graças aos endocanabinoides 

A prática de exercícios físicos aumenta as substâncias semelhantes às da Cannabis naturais – os endocanabinoides -, o que por sua vez ajuda a reduzir a inflamação e pode potencialmente ajudar a tratar certas condições como artrite, câncer e doenças cardíacas.

Em um novo estudo, publicado na Gut Microbes, especialistas da Universidade de Nottingham descobriram que a intervenção com exercícios em pessoas com artrite não apenas reduziu a dor, mas também baixou os níveis de substâncias inflamatórias (chamadas de citocinas). 

Também aumentou os níveis de substâncias semelhantes à Cannabis produzidas pelo organismo. Curiosamente, a forma como o exercício resultou nessas mudanças foi alterando os micróbios intestinais.

Exercícios físicos e redução de dor crônica

O exercício é conhecido por diminuir a inflamação crônica, que por sua vez causa muitas doenças, incluindo câncer, artrite e doenças cardíacas, mas pouco se sabe sobre como reduz a inflamação.

Um grupo de cientistas, liderado pela professora Ana Valdes, da Faculdade de Medicina da Universidade, testou 78 pessoas com artrite. Trinta e oito deles realizaram 15 minutos de exercícios de fortalecimento muscular todos os dias durante seis semanas, e 40 não fizeram nada.

No final do estudo, os participantes que fizeram a intervenção com exercícios não apenas reduziram a dor, mas também tinham mais micróbios em seus intestinos do tipo que produz substâncias anti-inflamatórias, níveis mais baixos de citocinas e níveis mais altos de endocanabinoides.

Benefícios dos endocanabinoides

O aumento de endocanabinoides foi fortemente relacionado a mudanças nos micróbios intestinais e substâncias anti-inflamatórias produzidas por micróbios intestinais. Na verdade, pelo menos um terço dos efeitos do microbioma intestinal foi devido ao aumento dos endocanabinoides.

A Dra. Amrita Vijay, pesquisadora da Escola de Medicina e primeira autora do artigo, disse: “Nosso estudo mostra claramente que o exercício aumenta as substâncias do tipo Cannabis do próprio corpo. O que pode ter um impacto positivo em muitas condições.

“À medida que aumenta o interesse pelo óleo de canabidiol e outros suplementos, é importante saber que intervenções simples no estilo de vida, como exercícios, podem modular os endocanabinoides”.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email