A estrela do basquete dos EUA, Brittney Griner, que foi condenada a 9 anos de prisão pela posse de 1g de óleo de Cannabis, foi libertada. A atleta foi envolvida em uma troca de prisioneiros entre americanos e russos, ela foi trocada por um traficante de armas russo que estava preso nos Estados Unidos.
A troca teria sido feita no aeroporto de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, intermediada pelo país árabe. O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou a libertação da jogadora em pronunciamento e publicações nas suas redes sociais.
Moments ago I spoke to Brittney Griner.
She is safe.
She is on a plane.
She is on her way home. pic.twitter.com/FmHgfzrcDT— President Biden (@POTUS) December 8, 2022
“Instantes atrás falei com Brittney Griner. Ela está bem. Ela está em um avião. Ela está vindo para casa.” Diz a publicação de Joe Biden. Nas fotos, o presidente, a vice e Cherelle Griner, esposa de Brittney.
Tune in as I deliver an important announcement. https://t.co/2BVdSsmIFA
— President Biden (@POTUS) December 8, 2022
Pronunciamento do presidente dos EUA sobre a troca de prisioneiros entre o país e a Rússia, que libertou a jogadora.
Presa pelo uso medicinal da Cannabis, trocada por traficante internacional de armas
Brittney é uma das maiores jogadores de basquete dos EUA, já ganhou duas medalhas olímpicas. No entanto, ela também atuava na liga russa durante as férias da liga americana. A atleta foi presa em 17 de fevereiro pela posse de 1 grama de óleo de Cannabis, que ela utilizava para o controle da dor e tratamento de uma lesão crônica.
Na Rússia, ela chegou a ser levada para cumprir pena em uma colônia penal, um tipo de presídio que fica afastada da área urbana onde os detentos são obrigados a trabalhar.
Griner foi trocada por Viktor Bout, um ex-membro das forças armadas da União Soviética que foi condenado a 25 anos de prisão por tráfico de armas. Ele chegou a ser uma das pessoas mais procuradas do mundo por atuar no mercado internacional de armas, sua trajetória inspirou o roteiro do filme “O Senhor das Armas”.
Perdões por posse de Cannabis nos EUA
Totalmente proibida na Rússia, a Cannabis tem situação mais complexa nos EUA. Por lá, em alguns estados ela é regulamentada para uso medicinal, em alguns para uso adulto e medicinal e em outros nem um nem outro. Se ela Griner fosse pega com 1g de concentrado de Cannabis nos EUA, dependendo do estado, poderia ser detida e pagar multa de até 2 mil dólares. Por outro lado, em alguns estados não há punição e ela sequer seria revistada.
Joe Biden ainda não regulamentou a planta a nível federal nos EUA, mas deu um primeiro passo perdoando condenados por posse simples de Cannabis sob queixas federais. Alguns governadores seguiram o exemplo em suas jurisdições, são os casos de Connecticut e Oregon.