Dia do Documentário Brasileiro: 5 filmes sobre Cannabis liberados no YouTube

Portal Cannabis & Saúde fez uma lista com os principais filmes que retratam o contexto brasileiro da Cannabis
ilegal

Neste sábado, dia 7 de agosto, o audiovisual brasileiro celebra as suas produções de não-ficção! É o Dia Nacional do Documentário Brasileiro. A data foi escolhida pela Associação Brasileira de Documentaristas para homenagear o aniversário do cineasta baiano Olney São Paulo, autor de “O profeta de Feira de Santana” (1970) e “Ciganos do Nordeste” (1976).

Por isso, o portal Cannabis & Saúde aproveita a data para listar cinco documentários nacionais sobre a Cannabis  que fizeram história e que ajudam o público geral a entender o que significa o universo em volta dessa planta. Aproveita que ainda estamos em quarentena e use seu tempo livre para estudar mais sobre o assunto!

Ebook: "30 patologias que podem ser tratadas com o canabidiol"

Conheça o CBD e todo seu potencial para o tratamento de 30 doenças e transtornos.

5º Drauzio Dichava (2020)

Começamos essa lista com o “médico da família brasileira”. Numa web série documental sem tabus, a começar pelo título “Drauzio Dichava” e sua clara referência ao uso adulto de maconha, o Drauzio Varella traz vídeos didáticos sobre Cannabis e redução de danos.

O médico entrevista desde sociólogos, advogados a usuários, ativistas e comunicadores para entender e explicar melhor o uso adulto, social, da maconha.

A produção não fala sobre as questões medicinais da Cannabis, mas no uso da planta como forma de diversão, justamente onde moram os maiores tabus e dúvidas.

4º Cortina de Fumaça (2010)

O documentarista Rodrigo Mac Niven dirige esta memorável produção nacional que aborda sobretudo as questões moralistas e reacionárias em torno da guerra às drogas.

O filme usa argumentos científicos, psicológicos, além de fatores socioculturais e históricos para mostrar como a proibição da erva é seletiva e hipócrita, já que outras drogas são permitidas em sociedade.

O longa-metragem traz a reflexão de por que escolhemos drogas específicas para legalizar e o que há por trás disso. Afinal, a história da humanidade nunca esteve distante do uso de psicoativos, então por que permitir somente alguns?

3. Estado de Proibição (2019)

Produzido pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas, um grupo de ONGs e especialistas que discute medidas e legislações voltadas às drogas no país, o filme apresenta a vida de mães que procuram, em derivados de maconha, medicamentos capazes de apaziguarem condições e sintomas em seus filhos.

Trata-se de um webdocumentário, são apenas 20 minutos de exibição; a produção explica como essas mães conheceram os derivados de Cannabis e qual sua relação com a lei – e o preconceito – em torno desses medicamentos.

O filme está disponível no Youtube, você pode vê-lo abaixo:

2º Quebrando o Tabu (2012)

O famoso documentário com as presenças de Fernando Henrique Cardoso e Dráuzio Varella é uma produção brasileira que analisa como o consumo de drogas é tratado em diversos países e aborda uma reflexão sobre a eficácia das políticas de tolerância zero e de guerra às drogas.

O filme aborda as reais consequências das políticas brasileiras e mundiais do combate às drogas e a situação carcerária brasileira.

Hoje, o ex-presidente FHC defende a regulamentação da maconha para uso pessoal e produção de remédios à base de Cannabis no Brasil. Ele participa de diversos eventos de estudo e incentivo da legalização da planta e inclusive já deu entrevista para o portal Cannabis & Saúde sobre o assunto.

O Quebrando o Tabu convida o espectador a refletir sobre a presença de substâncias psicoativas na história da humanidade e se as políticas adotadas atualmente são eficientes e quais as alternativas à proibição absoluta da maconha e outras drogas.

1º. Ilegal. A vida não espera

Documentário brasileiro conta a história de mães que procuram, em medicamentos derivados da Cannabis, uma saída para os problemas de seus filhos. Como obstáculo, no entanto, elas enfrentam uma legislação antiquada.

Talvez o mais relevante filme dessa lista, já que após a sua veiculação, o debate sobre a Cannabis tomou contornos muito maiores e fomentou avanços, ainda que tímidos, na legislação brasileira. O documentário pode ser visto na íntegra no player abaixo. Ainda não se convenceu? Veja os primeiros três minutos de filme. Tenho certeza que te fará assistir os 77 restantes.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email