Seis filmes e séries para você aprender sobre Cannabis medicinal

A quarentena exige de nós criatividade para vencer o tédio e apaziguar os medos. É uma boa hora para usar o tempo e distrair a cabeça com informações sobre Cannabis. Confira nossa lista de indicações

Reza a lenda que certa vez Confúcio teria cravado: “Aprender sem pensar é tempo perdido”. O filósofo chinês que me perdoe, mas sou da opinião de que ele só disse isso por que em em 480 antes de Cristo não existiam bons documentários – muito menos Netflix. Aprender sem esforço é bom demais. Uma didática boa pode te trazer muito conhecimento sem que você tenha que ficar horas matutando o significado disso ou daquilo. E não há ferramenta melhor para isso do que o audiovisual. Por isso, abaixo selecionamos seis séries e filmes que explicam muito sobre o universo da Cannabis medicinal. Pode apertar o play, e boa aula:

Ilegal

Documentário brasileiro conta a história de mães que procuram, em medicamentos derivados da cannabis, uma saída para os problemas de seus filhos. Como obstáculo, no entanto, elas enfrentam uma legislação antiquada.

Talvez o melhor filme dessa lista, o doc pode ser visto na íntegra no player abaixo. Ainda não se convenceu? Veja os primeiros três minutos de filme. Tenho certeza que te fará assistir os 77 restantes.

Maconha Medicinal: Cura ou crime?

Disponível para assinantes da Netflix, o documentário mostra a vida de familiares e pacientes diagnosticados com câncer. Em comum, há o fato de que todos encontram nos derivados de cannabis o caminho uma vida melhor. Ao mesmo tempo, eles travam uma luta pública contra o então Procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, que defende a criminalização da maconha em todo país.

O filme foi indicado na categoria de Melhor Documentário no renomado festival SXSW. Vale a pena conferir. Para assistí-lo clique aqui.

 

Estado de Proibição

Produzido pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas, um grupo de ONGs e especialistas que discute medidas e legislações voltadas às drogas no país, o filme apresenta a vida de mães que procuram, em derivados de maconha, medicamentos capazes de apaziguarem condições e sintomas em seus filhos.

Em quase 20 minutos de documentário, a produção explica como essas mães conheceram os derivados de cannabis e qual sua relação com a lei – e o preconceito – em torno desses medicamentos.

O filme está disponível no Youtube, você pode vê-lo abaixo:

Explicando: Maconha

A Vox é um dos veículos mais inovadores dos últimos tempos. Utilizando gráficos, narrações e roteiros fáceis, o site ganhou espaço nos EUA como um dos mais relevantes veículos da atualidade. A Netflix percebeu o potencial e hoje transmite uma co-produção. Chamada Explicando, a produção, adivinhe só, tenta deixar mais claro alguns temas importantes, mas não tão fáceis de serem entendidos. Não à toa, o sexto episódio da primeira temporada dedica-se à maconha. Cada capítulo funciona como um mini documentário com até 20 min de duração, então você não precisa ver os outros, se não tiver vontade (mas super recomendamos, de qualquer forma)

O episódio sobre cannabis é extremamente esclarecedor, não focando apenas na questão dos medicamentos derivados – mas não a deixando de lado – a rápida produção dá um panorama geral sobre a droga, e ajuda a entender quais são as dificuldades em torno da produção de remédios, e quais são as armadilhas que a indústria esconde.

Você pode ver o episódio aqui. Abaixo, está o trailer da série, para você se empolgar.

History of Cannabis

Em oito minutos, essa animação resume 1.200 anos de história. Contando desde os primeiros registros às conquistas contemporâneas para a liberação da Cannabis, o curta têm ritmo e didática. Nele, por exemplo, você consegue entender um pouquinho sobre como o médico irlandês William Brooke O’Shaughnessy fez os primeiros estudos sobre o uso medicinal da erva, ainda em 1839.

O único problema é: o curta é totalmente em inglês. Se, no entanto, você souber a língua da rainha, dá para vê-lo na íntegra aqui embaixo:

 

Waiting to Inhale 

De 2005, o documentário narra as disputas legais em torno da legalização da maconha medicinal nos EUA. De lá pra cá, conseguiu fãs dentro da comunidade – e até dois prêmios em pequenos festivais americanos.

O filme perde um pouco de força por focar muito nos EUA, e por estar um pouco datado, mas vale assití-lo apara entender melhor como a maconha foi estigmatizada e como luta por sua legalização ocorreu no inicio dos anos 2000. Até porque deu certo: de 2005 para cá metade dos 50 estados do país autorizaram o uso medicinal da cannabis.

Infelizmente esse é outro filme completamente em inglês, mas você pode vê-lo completo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=q4WDkKRQXDM

 

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email