Ativistas da maconha em Washington, capital dos Estados Unidos, anunciaram que vão oferecer porções da erva de forma gratuita àqueles que tomarem a vacina para Covid-19. O anúncio foi feito pela organização não-governamental DC Marijuana Justice (DCMJ).
A oferta gratuita de maconha, apelidada de Joints for Jabs, está sendo organizada para coincidir com as clínicas de vacinas que devem ser abertas em breve na capital do país, escreveu o DCMJ em um comunicado à imprensa nesta segunda-feira.
Com a iniciativa, os ativistas do DCMJ esperam destacar a necessidade de mais reformas na política de Cannabis em nível nacional e local, ao mesmo tempo em que conscientizam sobre a importância da distribuição equitativa da vacina Covid-19.
Assim que as autoridades de saúde locais começarem a oferecer vacinas ao público em geral, dezenas de cultivadores caseiros da planta vão distribuir sacolas de maconha gratuitas fora dos centros de vacinação. Os locais e horários dos sorteios do Joints for Jabs serão anunciados depois que o DCMJ tiver mais informações sobre os locais de vacinação locais.
“Estamos procurando maneiras de celebrar com segurança o fim da pandemia e não sabemos que nada une as pessoas como a maconha”, disse Nikolas Schiller, o cofundador do grupo.
“O DCMJ acredita que a Cannabis deve ser consumida com segurança e responsabilidade, e a pandemia tornou isso incrivelmente difícil para muitos adultos compartilharem sua Cannabis cultivada em casa. Quando adultos suficientes forem inoculados com a vacina contra o coronavírus, será hora de comemorar – não apenas o fim da pandemia, mas o início do fim da proibição da Cannabis nos Estados Unidos.”