Estudo revela aumento do vício em ansiolíticos entre jovens

estudo vício ansiolíticos

Pesquisa inglesa aponta o crescimento de jovens viciados em ansiolíticos e aponta a importância de tratamentos alternativos, como a Cannabis

Um sinal de alerta foi aceso na comunidade médica. Estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, chegou à conclusão de que há um grande risco de que jovens adultos estejam viciados em seus medicamentos para ansiedade.

Para estudar o caso, os pesquisadores analisaram prescrições de clínicos gerais realizadas entre 2003 a 2018, e perceberam um crescimento notável na recomendação de ansiolíticos nesse período.

Os documentos mostram tanto um aumento no número de pessoas com idade entre 18 e 34 anos iniciando tratamento para ansiedade, quanto um indício de que receitas reiteradas e tratamentos prolongados configuram um abuso do uso desses medicamentos por parte dos pacientes — 44% das prescrições de ansiolíticos benzodiazepínicos foram utilizadas por mais de 4 semanas, o que é mais do que o período máximo recomendado para uso desse medicamento.

Em entrevista, a pesquisadora Charlotte Archer, líder do estudo, afirma que pesquisas que busquem alternativas ao uso de medicamentos alopáticos devem ser incentivadas. “É preciso oferecer intervenções eficazes para diminuir a dependência de jovens adultos dos fármacos tradicionais.”

Os pesquisadores ainda fizeram questão de comentar as implicações do uso de longo prazo de medicamentos tradicionais voltados para saúde mental: “É conhecido o fato de que quando as pessoas iniciam o uso de antidepressivos, muitas vezes o tratamento se estende por longos períodos e pode levar a prejuízos não previstos.”

Uma alternativa real

Nas rodas médicas mais atualizadas e nos estudos científicos mais recentes, uma alternativa real já é conhecida: a Cannabis medicinal. Eficaz para diversos quadros — como doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, dores crônicas, insônia e muitas outras —, o tratamento com fitocanabinoides é especialmente efetivo no controle da ansiedade.

No portal Cannabis & Saúde, você encontra diversos relatos de pacientes e médicos sobre o uso bem-sucedido de medicamentos à base de Cannabis para o combate à ansiedade, além de um guia completo sobre como funciona o tratamento.

Se você sofre de ansiedade e gostaria de um tratamento alternativo e seguro, acesse nossa plataforma de agendamento online e marque sua consulta agora mesmo.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email