Na Espanha, no ano de 1979, começou uma celebração canábica que ficaria conhecida como o 4/20 espanhol. É a celebração de São Canuto, rei da Dinamarca entre os anos 1080 e 1086, que virou padroeiro do país anos mais tarde.
No entanto, a relação entre o monarca nórdico e a Cannabis fica somente no nome. No idioma espanhol, canuto significa um cigarro de Cannabis e essa semelhança motivou os estudantes da Universidade de Deusto, no País Basco, a transformar essa data em uma celebração anual. Atualmente, a maior comemoração ao dia acontece na Universidade Autônoma de Madrid.
Traduzindo para o português, seria como um dia do “Santo Baseado” ou “São Beck” fosse escolhido para apreciar a planta.

¡Viva San Canuto! ¡Y viva la sagrada planta del Cannabis!
O São Canuto em si tem uma história violenta: o monarca foi morto por camponeses em uma rebelião. O povo era contra as guerras e contra a evangelização promovidas pelo rei. Então, se rebelou e o matou dentro da Catedral de Odense.
O uso medicinal da Cannabis é mais antigo do que o próprio Cristianismo e do que o reino da Dinamarca, porém não se tem registro de qualquer relação entre São Canuto e a planta. Embora, na época, a fibra de cânhamo já fosse largamente utilizada para produzir fibra que seria utilizada em cordas e velas para navios, além de vestimentas em geral.
Padre Ticão, quando a igreja e a Cannabis se uniram
Aqui no Brasil, São Canuto é lembrado pela perspectiva religiosa e é chamado de mártir. Por outro lado, um outro personagem relacionou a igreja católica e a Cannabis: Padre Ticão. O padre Antônio Luís Marchioni, que morreu em 2 de janeiro de 2021, foi um dos maiores incentivadores do acesso à Cannabis para fins medicinais do nosso país.
Na Paróquia de São Francisco de Assis, na zona leste de São Paulo, Padre Ticão realizou algumas missas dedicadas à Cannabis e chegou a distribuir sementes nesses encontros. Ele teve papel fundamental para a criação do curso de Cannabis Medicinal da Unifesp e será homenageado com o nome em um prédio da instituição de ensino.
Aqui no Cannabis & Saúde facilitamos o acesso aos tratamentos com canabinoides facilitando o acesso a consultas médicas e trazendo preços mais acessíveis. Na nossa plataforma de agendamentos você pode marcar uma consulta por até R$200 para você começar um tratamento transformador.