O mundo pop da Cannabis medicinal

Atores brasileiros, hollywoodianos, políticos de esquerda, políticos de direita: conheça os apoiadores mais famosos que lutam pelo acesso ao uso medicinal da planta

George Orwell nos disse, há anos, que todos teríamos minutos de fama todos no futuro dele. Se é verdade, não sabemos, mas o fato é que, sim, o que não falta nas nossas vidas são celebridades com milhões de fãs e seguidores. De ex-BBBs a monges. Todo mundo usa as redes para compartilhar seus trabalhos e ideias. Eis que, entre uma fala e outra, alguns desses nomões usou seu espaço para dar voz à luta pelo acesso à Cannabis medicinal. Separamos aqui alguns exemplos para você acompanhar e, claro, curtir sua celebridade favorita: 

Whoopi Goldberg

Em 2016, a atriz americana mostrou uma verdadeira mudança de hábito: fundou a Whoopi & Maya, uma linha de produtos à base de Cannabis voltadas para aliviar desconfortos menstruais. Tem de tudo: sabonetes, cremes, chocolates e, claro, os oleos à base de Cannabis. 

Independente do papel como empreendedora, Whoopi também é abertamente usuária de medicamentos à base de cannabis. A atriz usa canabinoides para se tratar de dores de cabeça causadas por um glaucoma. Em entrevista, já chegou a cravar que a maconha fez ela se livrar de “punhados de Advil”. 

Patrick Stewart

Eterno professor Xavier, o ator já revelou que usa medicamentos à base de Cannabis. Aos 79 anos o ator inglês sofre com artrite nas mãos e usa os remédios derivados da maconha para aliviar os sintomas. “Há dois anos, em Los Angeles, fui examinado por um doutor e recebi uma autorização para comprar produtos à base de Cannabis, que me ajudariam contra a orto-artrite de minhas duas mãos”, afirmou em entrevista de 2017. 

Claudia Rodrigues

A atriz que deu vida à diarista mais famosa do Brasil sofre de esclerose múltipla. Em 2018, Claudia deu uma entrevista ao Superpop, onde explicou que usou medicamentos à base de Cannabis em seu tratamento. “É a melhor coisa que tem, são gotas concentradas de canabidiol que ajudam muito. Eu parei de tremer, meus olhos melhoraram”, afirmou. “Eu faço um apelo às autoridades que liberem isso. É importante não só para quem tem esclerose, mas também para quem tem parkinson!”, afirmou na época. O pedido foi acatado pouco mais de um ano depois, quando a Anvisa liberou a venda desses medicamentos, em dezembro de 2019

Morgan Freeman

A voz mais potente de Hollywood também foi usada para divulgar o uso da Cannabis medicinal. Ao comparar bebidas alcoólicas com a maconha, o ator cravou: “A gente tem entender que o álcool não tem fins medicinais. Talvez se você tomar um drink, isso te acalme, mas dois ou três vão te f****”, disse numa entrevista em 2015. 

No mesmo papo, Freeman afirmou que usa Cannabis medicinal há anos.

Michael J. Fox

Em 1985, Fox ganhou o mundo ao dar vida a Marty Mcfly. De volta para o futuro, hoje o ator fala abertamente sobre o uso de Cannabis na sua luta contra o Mal de Parkinson. 

O ator possui, inclusive, uma fundação que pesquisa tratamentos para a doença e hoje dedica uma página justamente para falar sobre os tratamentos envolvendo derivados de maconha. 

Eduardo Suplicy

Suplicy é um dos políticos que defendia a descriminalização da Cannabis medicinal no país. Chegou, inclusive, a dedicar posts sobre assunto em seu instagram. Em uma publicação de 2018, cravou que a legalização seria um “passo importante para que milhares de pacientes que não podem ter efetivo acesso à saúde”, por conta da proibição.

Fernando Henrique Cardoso

À direita, também temos os que defendem a Cannabis medicinal – provando que o assunto é importante para todos, independente das convicções políticas. 

O ex-presidente chegou a dar palestras, em 2020 mesmo, em eventos que discutem a cannabis medicinal, como o Cannabis Thinking. “É importantíssimo não proibir, mas regulamentar”, cravou na ocasião. E, ao portal Cannabis & Saúde, afirmou: “erradicar macoha não adianta, tem que disseminar informação”.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email