Segundo estudo realizado na Capital Medical University, da China, absorventes e calcinhas menstruais feitas com tecido de cânhamo podem ajudar na prevenção de doenças provocadas por desequilíbrios na flora vaginal, como a candidíase e a vaginose
De acordo com os dados da pesquisa, absorventes feitos de cânhamo auxiliaram a manter o equilíbrio da flora vaginal durante o período menstrual. O equilíbrio da microbiota vaginal é importante para evitar infecções e é influenciado por diversos fatores, sendo um deles os produtos de higiene.
Absorvente de cânhamo é antimicrobiano
Para os cientistas, as características da composição da fibra do cânhamo fazem com que o tecido seja antimicrobiano. Comparando com absorventes feitos de algodão, os microorganismos nocivos à flora vaginal não puderam se proliferar com tanta facilidade nas mulheres que utilizaram absorventes de cânhamo.
“Dois mecanismos podem funcionar, simultaneamente, para dar o efeito antibacteriano das fibras de cânhamo. Primeiro, as fibras de cânhamo têm forte capacidade de adsorção e uma estrutura porosa única. Então, a abundância de oxigênio nos poros das fibras de cânhamo dificulta a sobrevivência dos anaeróbios. Assim, as fibras de cânhamo inibem o crescimento bacteriano através de sua estrutura única. Além disso, as fibras de cânhamo contêm sais orgânicos e vários fenóis ativos que matam e inibem uma variedade de bactérias. Assim, as fibras de cânhamo também inibem o crescimento bacteriano através de sua composição química distinta.”
Como foi o estudo
Os pesquisadores da universidade, localizada na capital chinesa Pequim, fizeram um estudo randomizado com mais de mil mulheres. Um grupo experimental usou absorventes feitos de cânhamo e o grupo controle utilizou absorventes de algodão encontrados nas prateleiras.
Durante três meses, esse grupo foi acompanhado com testes regulares e os resultados demonstraram a fibra de cânhamo contribui para reduzir o número de infecções, inclusive de candidíase e vaginose.
No entanto, o tecido do cânhamo não tem efeito terapêutico. Ou seja, as mulheres que já tinham alguma infecção vaginal não apresentaram melhora no quadro devido ao material diferente no produto de higiene íntima.
O texto completo do estudo Effects of Hemp Sanitary Pads on the Vaginal Microecology (Efeitos de absorventes de cânhamo na flora vaginal, na tradução livre) você pode conferir nesse link.
Falamos sempre por aqui como é particular a relação entre a Cannabis e o organismo feminino. Nesse sentido, muitas doenças exclusivamente femininas apresentam ótima evolução com tratamentos com canabinoides. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta iniciar agora um tratamento que pode ser transformador.