O uso de produtos com Cannabis para combater a insônia vem se tornando muito comum como uma alternativa aos remédios para dormir, principalmente pelo perfil de segurança dos derivados da planta. À medida que mais países e territórios regulamentam a prescrição de medicamentos com canabinoides, se torna necessário entendermos o impacto dos efeitos colaterais desse tipo de tratamento nas pessoas.
Entre esses efeitos colaterais, a sonolência diurna se destaca como uma das principais preocupações, pois poderia afetar a capacidade dos pacientes de realizar suas atividades diárias com segurança e eficiência. Pensando nisso, pesquisadores australianos avaliaram o desempenho cognitivo e psicomotor no dia seguinte em pessoas com diagnóstico de insônia que tomaram um óleo com Cannabis.
O estudo clínico randomizado, duplo-cego e cruzado Evaluating possible ‘next day’ impairment in insomnia patients administered an oral medicinal cannabis product by night: a pilot randomized controlled trial trouxe informações relevantes sobre o dia seguinte de quem usa Cannabis para dormir melhor.
Preocupação com o THC
Alguns dos efeitos colaterais comuns de remédios para dormir envolvem sonambulismo, perda de memória, ganho de peso, alucinações entre outros. Tentando fugir desses problemas, as pessoas vêm quebrando os seus preconceitos com a Cannabis e utilizando produtos derivados da planta para ter uma noite de sono mais reparadora, além de acordar com mais energia e disposição no dia seguinte.
No entanto, os possíveis efeitos colaterais do delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) levantam preocupações sobre a segurança em tarefas do dia seguinte, sobretudo aquelas que são mais sensíveis, como a condução de veículos, trabalho ou atividades domésticas.
O THC é o canabinoide da Cannabis que causa os efeitos psicoativos típicos de quem consome a planta, como alterações na percepção e euforia. Estudos anteriores sobre a duração média dos efeitos da planta indicam que eles duram em média de 3 a 10 horas, dependendo de uma série de fatores.
O objetivo da análise dos cientistas australianos foi entender se pessoas que tomam medicamentos com Cannabis antes de dormir apresentam algum comprometimento no dia seguinte (aproximadamente 9 horas após a administração do produto), como sonolência diurna e outros sintomas cognitivos e psicomotores.
Dormindo no laboratório
O estudo analisou 20 adultos com insônia com idade média de 46 anos e que não eram consumidores frequentes de Cannabis. Cada participante fez uma visita de 24 horas ao laboratório, onde receberam um produto no formato de óleo contendo 10 mg de THC e 200 mg de canabidiol (CBD) ou um placebo.
Ao acordarem, os voluntários realizaram uma série de tarefas, incluindo simulação de direção, testes de memória, velocidade de processamento, além de terem monitorados alguns aspectos como o humor e efeitos subjetivos.
Durma bem e acorde com energia
Os resultados foram animadores e não encontraram diferenças significativas no desempenho cognitivo e psicomotor daqueles que tomaram o produto com Cannabis antes de dormir. Embora alguns tenham relatado sentirem-se levemente sedados 10 horas após a administração do medicamento, não trouxe mudanças nos resultados das avaliações de alerta ou sonolência diurna.
No artigo, os pesquisadores destacaram as suas conclusões:
“Os resultados deste estudo indicam que uma dose oral única de 10 mg de THC (em combinação com 200 mg de CBD) não prejudica significativamente a função cognitiva ou o desempenho de condução no “dia seguinte” em relação ao placebo em adultos com perturbação de insônia que raramente utilizam Cannabis.”
Além disso, fizeram uma comparação com os resultados de estudos similares realizados com outros remédios para dormir populares entre os pacientes.
“Em contraste, sabe-se que os sedativos-hipnóticos comumente prescritos prejudicam a função no dia seguinte. Estudos anteriores revelaram que dois dias de tratamento noturno com benzodiazepínicos prejudicaram significativamente a capacidade de dirigir na manhã seguinte (10-11 horas após o tratamento) e, em alguns casos, à tarde (>16 horas após o tratamento). Uma única noite de tratamento noturno com zopiclona (7,5 mg) prejudicou de forma semelhante o desempenho ao dirigir pela manhã em relação ao placebo.”
O que fazer para usar a Cannabis contra a insônia
Portanto, supere os distúrbios do sono com a ajuda da Cannabis. Os produtos à base da planta podem te ajudar a ter um sono mais reparador e com menos interrupções sem os efeitos colaterais relacionados aos remédios convencionais para dormir.
Mas acima de tudo, você deve fazer isso com o acompanhamento de um profissional da saúde. Então acesse já a nossa plataforma de agendamentos e marque uma consulta com um dos nossos médicos. Lá você encontra mais de 300 opções de diversas especialidades, todos experientes na prescrição de Cannabis e preparados para entender o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!