Início » Notícias » The Green Hub – aceleradora e incubadora de startups da Cannabis – promove Demo Day
The Green Hub – aceleradora e incubadora de startups da Cannabis – promove Demo Day
Manuela Borges
Jornalista especializada em política nacional.
Pós-graduada em Assessoria em Comunicação Pública e Cannabis Medicinal.
Mestre em Ciência da Informação.
Fundadora da InformaCANN.
Correspondente em Brasília do Portal Cannabis & Saúde.
Publicado em
15/12/2022
4ª chamada para aceleração de negócios objetiva atrair investimentos para as startups brasileiras que desenvolvem produtos ou soluções com a Cannabis
A incubadora e aceleradora de novos negócios no setor da Cannabis, The Green Hub, promove hoje a 4ª chamada para aceleração de negócios. Um seleto grupo de 40 executivos e investidores foi convidado para participar do Demo Day na cobertura da sede do CIVI-CO e Instituto Humanitas 360 em São Paulo a partir da 16h20. “Nós vamos apresentar aos investidores o resultado do programa de formação da última rodada de aceleração. O evento também será transmitido online. Nove empresas vão apresentar seus ‘decks’, e demonstrar em que estágio estão. Foram quatro meses de intenso trabalho e desenvolvimento, agora é hora de captar recursos”, afirma o diretor de inovação da The Green Hub, Alex Lucena.
Alex Lucena explica que o processo de aceleração de novos negócios passa por alguns estágios. Primeiramente, é preciso entender e explorar os desafios da startup. Fazer um raio-X. Na sequência, ligar os pontos entre as mentorias. Em terceiro, fazer a conexão entre com parceiros internos (especialistas) e externos. “Exploramos cada negócio com um olhar específico. Apontamos as vulnerabilidades, amarramos as pontas soltas e também fazemos as recomendações estratégicas para que a startup possa acelerar e voar”, detlha o diretor de inovação.
Entenda como funciona a aceleração e incubação de negócios
De acordo com Alex Lucena, o objetivo da aceleração para os negócios de impacto é principalmente crescer o número de clientes e beneficiários, consolidar processos para escala para obter investimento.
Etapa 1
Diagnóstico de produto e tecnologia. Identificação de pontos críticos na aquisição e retenção de clientes/beneficiários. Identificação da entrega de impacto. Definição de objetivos e metas do programa.
Etapa 2
Validação da proposta de valor, do modelo de negócio e de impacto. Construção do ecossistema de serviço. Apoio com metodologia, conteúdo e conexões para quebrar barreiras e atingir as metas.
Etapa 3
Solidificar e mensurar resultados transformações, comunicar a evolução e preparar para saída de aceleração, investimento ou ciclo pós aceleração.
Alex Lucena – diretor de inovação da TGH
Além do know-how da equipe da The Green Hub, a aceleradora também teve a preocupação de buscar consultores externos para acrescentar valor às startups. “Se o projeto for de biotech, ouvimos cientistas que entendem de biotecnologia. Se o projeto for da área de saúde, ouvimos os médicos. Se for na área de moda, acionamos especialistas na área. E assim por diante. Esses consultores externos são de extrema importância, porque nos ajudam na tomada de decisão”, diz Alex Lucena.
Para o empresário, muito embora as rodadas investimento estejam paradas, nesse momento – diante do cenário político e econômico – empresas inovadoras precisam ser colocadas em evidência para atração de recursos. “A torneira de investimento deu uma fechada nesse ano. Muita gente perdeu dinheiro e o cenário está mais seletivo. Mas, quando mostramos aos investidores internacionais tudo o que vem sendo desenvolvido no Brasil, eles ficam impressionados. E dizem: Como é possível empreender no mercado da Cannabis num país onde a lei criminaliza o cultivo dessa commodity”, conta Alex Lucena.
“E nós mostramos que isso já é possível. Nessa etapa de ‘road show’ da The Green Hub queremos mostrar o avanço dos projetos nos últimos quatro meses e buscar recursos para impulsionar. Por isso, a rodada será transmitida ao vivo pela internet. Temos a expectativa de que muitos estrangeiros vão participar de forma remota”, acredita o diretor de inovação.
Conheça as startups/empresas que participam do Demo Day:
Scairama
Desenvolve novas alternativas terapêuticas para saúde mental, doenças neurodegenerativas e inflamatórias baseada em ciência psicodélica e canabinóide.
CBeDifferent
Startup de cosméticos naturais e veganos, que resgata a sabedoria ancestral dos benefícios da Cannabis e tem como objetivo desenvolver e comercializar formulações cosméticas com ingredientes naturais.
ChocoHemp
Fábrica de chocolates terpenados, que reproduzem o aroma e o sabor da de algumas cepas da Cannabis, com conceitos e personalidade canábica. O objetivo é levar aos consumidores, conhecimento e educação sobre a Cannabis através do chocolate.
Docmedia
Plataforma que traz informações e notícias atualizadas sobre os principais avanços da medicina, farmácia e odontologia, além de conectar a indústria a profissionais dessas áreas.
Monã
Linha de bio dermocosméticos para higiene pessoal diária, waterless (em pó), vegana, canábica, sem plástico e com ativos 100% naturais plantados em sistema agroflorestal.
Sensativa
Linha de produtos de bem-estar íntimo que ajudam as pessoas a fortalecerem suas conexões com o corpo, por meio de produtos cuidadosamente criados para qualquer pessoa e desenvolvidos com compostos de Cannabis como menos e 0,3% de THC e outros extratos botânicos da biodiversidade brasileira em sua constituição.
Stamp
Criação e desenvolvimento de produtos de moda com a utilização do cânhamo através de pesquisa e inovação. Assessoram o processo de manufatura e certificam que o produto está sendo desenvolvido dentro das bases do ESG, gerando rastreabilidade e confiança para a empresa.
SynBD
Empresa biotech focada no desenvolvimento de tecnologias para a produção de insumos farmacêuticos ativos (IFA) – canabinoides e psicodélicos – com potencial para tratamentos de doenças do sistema nervoso central em plataformas de produção com leveduras, bactérias e sistema cell-free.
Weed Wear
Marca de roupas que valoriza os impactos da Cannabis na sociedade e busca promover uma moda de atitude, mais consciente e responsável, uma criação da Bem Bolado.
Para acompanhar o evento online:
https://forms.gle/XoVUMqmTkLqLSL257
Online: Link será enviado após confirmação de presença
Disclaimer
O Cannabis& Saúde é um portal de jornalismo, que fornece conteúdos sobre Cannabis para uso medicinal, e, preza pelo cumprimento legal de todas as suas obrigações, em especial a previsão Constitucional Federal de 1988, dos seguintes artigos. Artigo 220, que estabelece que a liberdade de expressão, criação, informação e manifestação do pensamento não pode ser restringida, desde que respeitados os demais dispositivos da Constituição. Os artigos seguintes, até o 224, tratam de temas como a liberdade de imprensa, a censura, a propriedade de empresas jornalísticas e a livre concorrência.
Jornalista especializada em política nacional.
Pós-graduada em Assessoria em Comunicação Pública e Cannabis Medicinal.
Mestre em Ciência da Informação.
Fundadora da InformaCANN.
Correspondente em Brasília do Portal Cannabis & Saúde.