Óleo de Cânhamo e Óleo de Cannabis: quais as diferenças e qual usar?

Óleo de Cânhamo e Óleo de Cannabis

Os diferentes produtos feitos a partir da Cannabis têm muitos nomes. Hemp seed oil, ou óleo de semente de cânhamo, e Cannabis oil, ou óleo de Cannabis, são dois óleos que são frequentemente mal interpretados, como escolher entre um e outro?

A principal diferença entre esses dois produtos está na extração: o óleo de Cannabis é extraído das flores, folhas e caules — ricos em canabinoides — enquanto o óleo de semente de cânhamo é produzido a partir da extração do óleo das sementes, em um processo semelhante ao da produção do azeite de oliva.

Canabinoides são compostos químicos produzidos pela planta Cannabis sativa L. na sua fase de floração, estão presentes em maior quantidade nas flores e em menor nas folhas e no caule. Já as sementes não possuem quantidades relevantes de canabinoides.

Quando utilizamos o óleo de Cannabis, são os canabinoides os responsáveis pelos efeitos terapêuticos, quando eles interagem com nosso sistema endocanabinoide. Essa interação não acontece ao consumir óleo de semente de cânhamo, então de onde vêm os benefícios do hemp oil?

Sementes vs. flores

As sementes de cânhamo são extremamente nutritivas, sendo consideradas um superalimento como a chia, quinoa e o cacau. O óleo feito com essas sementes é rico nos ácidos graxos essenciais ômega 6 e ômega 3 na proporção ideal para o nosso corpo (3:1) e possui também ômega 9. Entre 25 e 30% do total das suas calorias são proteínas vegetais de alta qualidade, tornando-a um alimento super proteico. Além disso é uma fonte de vitamina E e minerais como fósforo, potássio e magnésio. Essas características fazem com que a semente de cânhamo seja utilizada tanto na alimentação de pessoas quanto na de animais.

Sementes de cânhamo numa colher e numa jarra
Foto: Wuestenigel

Benefícios do Óleo de Cânhamo

Mesmo que o óleo de semente de cânhamo não ative nosso sistema endocanabinoide, há diversas aplicações desse produto que nos trazem benefícios.

O óleo de cânhamo pode ser ingerido ou aplicado sobre a pele, na forma de cosméticos. Um estudo publicado pela American Chemical Society identificou os ácidos graxos presentes no óleo de semente de cânhamo em 2014, e outra pesquisa chamada Plants used to treat skin diseases, aponta esses ácidos graxos como uma excelente opção para evitar o envelhecimento, estresse e infecções, assim como tratar problemas da pele como acne rosácea, dermatite, eczema, eczema varicoso, líquen plano e psoríase.

O óleo extraído da semente de cânhamo é uma fonte saudável de gordura vegetal, trazendo benefícios também se ingeridos na alimentação. O ômega 3 ajuda na saúde do cérebro, do coração e na imunidade; o ômega 6 auxilia para termos pele, cabelo e unhas saudáveis, além de aliviar sintomas da tensão pré-menstrual em mulheres; e o ômega 9 equilibra os níveis de colesterol e também estimula a imunidade.

Óleos de Cannabis

Sim, no plural. Existem diferentes óleos de Cannabis e isso também pode confundir alguns pacientes. Podemos ter óleos ricos em canabidiol (CBD), óleos ricos em tetrahidrocanabinol (THC) e óleos que combinam esses dois canabinoides.

Os óleos ricos em CBD são bastante conhecidos pelos usos medicinais e terapêuticos para diversas condições de saúde. Esse é o canabinoide mais abundante nas flores de plantas de Cannabis que foram selecionadas para esse fim. Os óleos ricos em canabidiol são neuroprotetores, anti-inflamatórios, antibióticos, ansiolíticos, reduzem o nível de açúcar no sangue, reduzem convulsões, inibem o crescimento de células cancerígenas, tratam psoríase, regulam o sono e muitas funções estão sendo estudadas.

Os óleos ricos em THC também têm suas propriedades medicinais bem conhecidas para tratar diversas condições de saúde como alívio da dor, estímulo do apetite, supressor de espasmos musculares e redução de enjoo e náuseas. Ele também é feito a partir da extração de flores de plantas de cannabis que também foram selecionadas e cultivadas para essa finalidade.

Existem medicamentos que combinam esses dois canabinoides para produzir algumas respostas terapêuticas diferentes das que eles produzem isoladamente.

Posso utilizar o óleo de Cânhamo e o óleo de Cannabis simultaneamente?

Produtos de Cannabis são muito seguros e estes dois não fogem à regra. O óleo de semente de cânhamo e o óleo de Cannabis podem ser utilizados em conjunto sem alterar suas propriedades benéficas e sem trazer efeitos indesejados.

Óleo de Cânhamo e Óleo de Cannabis: como comprar

Hoje em dia, só é possível utilizar produtos derivados de Cannabis a partir de uma prescrição médica, conforme determinação da Anvisa. É possível comprar o óleo de Cannabis, com receita, em farmácias, associações ou com importadoras, porém o óleo de semente de cânhamo não está presente nas drogarias e associações. É necessário solicitar a importação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a consulta com um profissional.

Nós conectamos você aos melhores médicos prescritores de Cannabis Medicinal do Brasil! Clique aqui e agende uma consulta.

 

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email