Atividade física, Cannabis e qualidade de vida estão diretamente relacionadas. A atividade física é um fator fundamental para a qualidade de vida ao longo de uma existência. Igualmente a Cannabis, pode ser uma aliada dos pacientes na hora de melhorar também a qualidade de vida. Afinal, viver bem, sem dores, sem ansiedade e com um sono de qualidade faz toda a diferença, não é mesmo?
“Na clínica médica eu atendo muitos pacientes com doenças como fibromialgia, epilepsia, Alzheimer, insônia, ansiedade e dores crônicas. Geralmente são pacientes que já vem de tratamentos prévios que não tiveram sucesso, ou que tiveram sucesso durante um tempo e depois pararam de ser efetivos. E esses pacientes acabam buscando essa nova alternativa para o seu tratamento que é a Cannabis medicinal. Então quando o tratamento com Cannabis funciona a qualidade de vida desses pacientes aumenta bastante”, explicou o médico integrativo Dr. Ivan Porto.
Hoje no Brasil é o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. E no mundo o Dia Mundial da Atividade Física. Portanto conversamos com o Dr. Ivan para entender melhor como a planta pode ser uma aliada para promover a nossa saúde:
“Atividade física se relaciona com qualidade de vida em todos os sentidos, já que o nosso corpo foi feito para se movimentar, foi feito para desempenhar algumas funções como por exemplo deslocar uma carga de um ponto A até o ponto b. Ele foi feito para nos deslocar de um lugar ao outro. É através da atividade física que a gente coloca o nosso corpo para cumprir essas funções. Uma pessoa que tem essas funções com plenitude consegue também uma melhor qualidade de vida”, explicou o Dr. Ivan.
Como ter mais qualidade de vida?
Existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar sua qualidade de vida. Algumas dicas incluem:
- Exercício físico regular: A atividade física regular ajuda a melhorar a saúde física e mental, aumenta a energia, reduz o estresse e ajuda a prevenir muitas doenças.
- Alimentação saudável: A alimentação saudável fornece nutrientes importantes para o corpo, ajuda a controlar o peso, reduz o risco de doenças crônicas e melhora a saúde mental.
- Dormir bem: A qualidade e quantidade do sono afetam diretamente a saúde física e mental. Tente dormir pelo menos 7-8 horas por noite e criar uma rotina regular de sono.
- Gerenciamento de estresse: O estresse pode afetar negativamente a saúde mental e física. Encontre maneiras de gerenciar o estresse, como meditação, yoga, respiração profunda, terapia ou atividades relaxantes. Faça nosso teste de estresse aqui.
- Manter relacionamentos saudáveis: Relacionamentos significativos e saudáveis podem melhorar a qualidade de vida e fornecer apoio emocional.
- Buscar atividades que lhe deem prazer: Participar de atividades que você gosta pode melhorar o humor, reduzir o estresse e fornecer uma sensação de realização.
- Cuidado com a saúde mental: Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Procure ajuda profissional se sentir sintomas de ansiedade, depressão ou outros problemas de saúde mental.
- Evitar substâncias tóxicas: Evite o consumo de substâncias tóxicas, como tabaco, álcool e drogas ilegais, que podem causar danos à saúde física e mental.
Agende sua consulta
Se você tem como objetivo dar início a um tratamento com Cannabis, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra cerca de 250 médicos prescritores, com diversas especialidades.