Câmara Municipal de Recife recebe reunião pública sobre o uso terapêutico da Cannabis

Recife Cannabis

A semana começa com um debate importante na capital de Pernambuco, a Câmara Municipal de Recife vai receber uma reunião, aberta ao público, sobre o uso medicinal e terapêutico da Cannabis. O encontro vai acontecer presencialmente no Plenarinho da Câmara, às 15h, e foi convocado pelo vereador Ivan Moraes.

Nem o estado de Pernambuco nem o município de Recife possuem legislação para a distribuição de medicamentos com Cannabis pelo sistema público de saúde, então pacientes que não possuem condições financeiras de custear o tratamento precisam acionar a justiça para garantir o tratamento, como aconteceu com a família de uma criança com autismo. Esse caminho para assegurar o uso terapêutico da Cannabis foi definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão de 2021, alguns estados já elaboraram legislações próprias para o tema, como Mato Grosso, Alagoas, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou 18 medicamentos com Cannabis para serem vendidos nas farmácias do país, mas ainda assim o acesso a esses produtos é difícil para boa parte da população por conta dos altos preços e da necessidade de judicializar o tema.

Cannabis na pauta do vereador

Recife reunião Cannabis

O vereador Ivan Moraes fez uma ação nas ruas de Recife no dia 20 de abril, dia que é comemorado o Weed Day, com outdoors defendendo a legalização da planta. Em entrevista ao Weederia, o parlamentar contou como incentiva o debate sobre a Cannabis dentro das suas possibilidades.

“A pauta da maconha acabou ganhando espaço em meu mandato nestes seis anos, mesmo como vereador. A gente não pode legalizar a maconha, mas a gente pode apoiar as organizações, estimular a população a compreender o uso medicinal. Aqui em Recife, por exemplo, nós temos, pelo SUS, o Centro de Práticas Integrativas, que dentro dele nós temos toda sexta-feira o Ambulatório Canábico, onde médicos e médicas atendem pelo SUS e já prescrevem medicamentos para pessoas que acham que podem ser beneficiadas. Esta é uma política inédita no país e que nós temos apoiado.”

O vereador também pretende lançar uma cartilha e um dossiê sobre o uso terapêutico da Cannabis na reunião da Câmara Municipal de Recife.

No Brasil, o tratamento com medicamentos à base de Cannabis é autorizado pela Anvisa de forma legal seguindo os seguintes passos:
• Agende uma consulta com um médico prescritor de Cannabis;
• Receba a prescrição médica do produto;
• Realize a compra do medicamento
Se você está buscando um tratamento com Cannabis, acesse nossa plataforma de agendamento de consultas e busque a especialidade que mais atende as suas necessidades. A Cannabis tem se mostrado eficiente para o tratamento de diversas doenças e transtornos de saúde, você pode conferir nossos artigos com diversas indicações de uso.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email