Dia do jornalista: a importância de falar sobre Cannabis

jornalista-cannabis

Hoje se comemora no Brasil o Dia do Jornalista. A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e traz a reflexão sobre o papel do jornalista na sociedade. Nós, do Cannabis & Saúde, aproveitamos o dia para manifestar nosso compromisso de comunicar sobre os usos da Cannabis com extrema responsabilidade jornalística. 

 

A Cannabis no Brasil ainda é um assunto que pode gerar preconceito. E é exatamente por este motivo que informar sobre os benefícios da Cannabis para uso medicinal é uma das nossas obrigações e tarefas diárias. 

Cannabis no Brasil

Por ser um tema que ainda traz dúvidas e prejulgamentos, o jornalista tem uma grande responsabilidade ao falar sobre a Cannabis.

A capacidade do jornalista de informar sobre os benefícios do uso da Cannabis pode impactar em tratamentos de saúde e gerar bem-estar para pacientes. A partir do jornalismo as pessoas podem conhecer novas formas de tratamento. Também podem trazer esta discussão à tona na sociedade e impactar melhorias em atualizações de leis, ações políticas e econômicas sobre a Cannabis. 

Compromisso com a ciência

O compromisso com a ciência também é um fator fundamental do Portal Cannabis & Saúde. O último relatório global da UNESCO sobre jornalismo e tendências mundiais, apontou que notícias falsas tem a capacidade de causar desinformação em larga escala e minar fatos cientificamente estabelecidos. O que é considerado um risco existencial para a humanidade. 

Em vista disso, diariamente divulgamos novos estudos e pesquisas científicas internacionais e nacionais, entrevistamos médicos prescritores de Cannabis medicinal, conversamos com pesquisadores, trazemos relatos e dados sobre tratamentos, apresentamos lives com médicos especialistas e incentivamos nosso público a criarem suas próprias perguntas nas nossas redes sociais, com o quadro “Pergunte ao especialista”.

Informação também é proteção

A medicina canabinoide é personalizada e precisa da atenção frequente do médico. Ou seja: o fato de falar sobre a Cannabis também proporciona uma proteção às pessoas e, em especial, aos grupos de risco.

A informação é poderosa e as pessoas precisam saber quem deve ou não usar a Cannabis, em qual idade usar, para qual tratamento, com qual cannabinoide estão se tratando e saber a dose exata. Também é importante esclarecer sobre como os canabinoides agem no nosso sistema endocanabinoide. 

Outro ponto importante: sempre esclarecemos que os tratamentos à base de produtos de Cannabis são tratamentos médicos que necessitam de acompanhamento profissional correspondente. 

Conexão entre pacientes e médicos

Além de ser uma plataforma exclusiva para o agendamento de consultas com mais de 150 médicos prescritores de Cannabis medicinal. Somos um portal de notícias com:

  • Relatos emocionantes de pacientes
  • Contamos trajetórias de médicos prescritores de Cannabis
  • Trazemos informações e materiais educacionais, como e-books por exemplo, sobre a Cannabis medicinal
  • Atestamos o compromisso total com a checagem e apuração do material disposto nos canais oficiais do Portal Cannabis & Saúde
  • Somos uma ponte de informação para pacientes e interessados no tema da Cannabis medicinal

Não existe, contudo, qualquer recomendação sobre consumo ou apologia ao uso em situações não prescritas por médicos. Desta forma, os conteúdos vinculados são de caráter exclusivamente informativo para fins medicinais. Não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais ou do uso adulto da Cannabis. 

Atualizações da Anvisa

Diariamente estamos atentos às diferentes revisões da Anvisa: seja a divulgação de nova RDC ou atualizações sobre a importação de produtos de Cannabis. Mantemos um contato direto com a Agência, pois só assim garantimos aos nossos leitores a informação real e atualizada sobre  a importação de medicamentos à base de Cannabis. 

Da mesma forma, cultivamos um olhar atento para as diferentes associações do Brasil. Sempre trazendo informações sobre os avanços em projetos que permitem cultivos de Cannabis ou questões relacionadas com a Anvisa. 

Agradecimento a todos e todas jornalistas

Por fim, além de reafirmar nossos compromissos, hoje queremos agradecer a estes profissionais tão importantes para nossa sociedade!

Também estamos presentes no:

Instagram

Facebook

Twitter

Linkedin

Youtube

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email