Nesse dia 12 de outubro, além de comemorarmos o Dia das Crianças e o Dia da Padroeira do Brasil para os católicos, Nossa Senhora de Aparecida, também celebramos o Dia Mundial da Artrite Reumatoide. Nessa data, trazemos visibilidade para essa condição de saúde, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e também destacamos como a Cannabis pode auxiliar no tratamento.
Esta é uma doença que causa a inflamação das articulações, dor e rigidez. Embora a pesquisa científica tenha avançado bastante no tratamento e gestão dessa doença, muitos pacientes ainda enfrentam desafios para encontrar alívio e bem-estar. Nesse sentido, tanto as propriedades anti-inflamatórias da Cannabis quanto outros benefícios da planta podem ser um complemento para a terapia e aprimorar os resultados.
A artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, quer dizer que nesses casos o sistema imunológico ataca o próprio corpo. Nos pacientes com essa condição, as células de defesa do organismo, que deveriam atacar vírus e bactérias que causam infecções, atacam o tecido que envolve as articulações. Sobretudo as mãos e os punhos manifestam os sintomas no início, porém as colunas lombar, dorsal e cervical também podem estar envolvidas.
De uma forma geral, os sintomas da artrite reumatoide são dor, vermelhidão, calor e inchaço na articulação afetada. É mais comum que a doença se manifeste entre os 30 e 40 anos e com o passar do tempo as chances aumentam.
Com a progressão da artrite reumatoide, pode ocorrer a destruição da cartilagem nas articulações, o que pode causar deformidades naquela região. Dessa forma, algumas atividades da vida diária se tornam mais difíceis ou até mesmo impossíveis.
Nesse artigo, trouxemos informações detalhadas dessa condição.
Tratamento com Cannabis para a artrite reumatoide
É importante destacar que quanto mais cedo começar o tratamento, maior a chance de evitar danos mais severos às articulações. O tratamento convencional para a artrite reumatoide envolve medicamentos imunossupressores, analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia e cirurgia, em casos mais graves.
Assim, as propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes da Cannabis se apresentam como um poderoso complemento para a terapia para a artrite reumatoide. A planta provoca a melhoria dos principais sintomas da doença e pode trazer de volta a qualidade de vida e o bem-estar desse indivíduo.
Resumidamente, esse amplo espectro de benefícios que a planta proporciona vem da interação dos canabinoides da Cannabis com o sistema endocanabinoide do nosso corpo. Esse é um sistema que regula diversos processos fisiológicos do organismo, como apetite, humor, percepção da dor e metabolismo. Quando os componentes da planta ativam esse sistema, o corpo se autorregula com o objetivo de alcançar a homeostase, o equilíbrio. Dessa forma, promove o alívio de alguns sintomas relacionados à artrite reumatoide.
Live sobre Cannabis e doenças reumáticas
Na comemoração do Dia Mundial da Artrite Reumatoide do ano passado, fizemos uma live com o reumatologista Victor Verztman para falar sobre as possibilidades de tratamentos com a Cannabis. Durante o bate-papo, o médico tirou as dúvidas da nossa audiência sobre o uso da planta em diversas condições, inclusive da artrite reumatoide.
Assista no vídeo abaixo à live completa.
Além disso, confira o artigo Canabinoides na Artrite Reumatoide, escrito pelo Dr. Felipe Omura aqui para o Cannabis & Saúde. Ele analisou diversos artigos da literatura científica sobre a aplicação dos compostos da planta nessa condição de saúde. Esse texto foi apresentado ao Núcleo de Desenvolvimento em Medicina Canabinoide e Integrativa (NDMCI).
Procure acompanhamento médico
À medida que a pesquisa avança e a conscientização cresce, a esperança é que mais pacientes com a artrite reumatoide tenham acesso a opções de tratamento eficazes e que tragam de volta sua qualidade de vida e bem-estar.
Portanto, se você deseja iniciar um tratamento com a Cannabis para a artrite reumatoide – ou para alguma outra condição de saúde -, é possível fazer isso de forma segura e legal. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico capacitado para avaliar o seu caso e recomendar a melhor terapia. Marque já uma consulta!